O podcast diário “Deixa que Eu Conto” traz histórias, brincadeiras e atividades para que crianças de todo o país tenham a oportunidade de continuar o processo de aprendizagem em casa durante o período de isolamento social. Os conteúdos são gratuitos e possuem aproximadamente 30 minutos. Eles podem ser ouvidos no Spotify, YouTube e site do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), responsável pela iniciativa.

No caso do Youtube, não é preciso fazer download ou ter um app instalado. Além disso, o conteúdo pode ser acessado facilmente por essa plataforma mesmo por quem tem um pacote simples de internet.

Para as emissoras de rádio e web rádios que queiram usar o material, o Unicef disponibiliza o download gratuito em seu site, permitindo edições de acordo com o que melhor se encaixar no tempo disponível e na programação. “O importante é fazer com que os conteúdos cheguem a todas as crianças, em cada município brasileiro”, afirma a instituição em seu site.

Os episódios têm como foco o desenvolvimento infantil e são voltados, especialmente, para crianças que estão em idade de frequentar a pré-escola e em processo de alfabetização, nos anos iniciais do ensino fundamental.

Cada programa está dividido em quadros: contação de histórias, músicas e brincadeiras, entre outros.  A apresentação é realizada pelas contadoras de história Carol Levy e Kiara Terra.

Apesar de disponibilizar gratuitamente o material, o Unicef reitera que nem todas as famílias tem acesso à web de forma gratuita e podem baixar vídeos e conteúdos pesados. O resultado é a exclusão de muitos meninos e meninas e o agravamento da desigualdade de aprendizagens, principalmente para moradores de comunidades e periferias, indígenas e quilombolas, crianças com deficiência, e outras populações vulneráveis.

Veja mais:
5 podcasts e web rádios que estimulam a criatividade do público infantojuvenil

Crédito da imagem: reprodução podcast “Deixa que Eu Conto” 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Pobreza, desastres e guerra impedem crianças e adolescentes de frequentarem a escola, aponta Unicef

20% dos jovens em situações de conflitos e catástrofes naturais nunca passaram pelos bancos escolares

há 3 anos
Notícias

Seis milhões de adolescentes brasileiros não têm acesso à internet

O número corresponde a 30% da população entre 12 e 17 anos, segundo pesquisa

há 8 anos
Notícias

E-book gratuito da USP ensina métodos de aprendizado de 8 línguas

Material didático tem recursos digitais comentados e recomendações de leitura

há 3 dias
Notícias

9 podcasts sobre livros do vestibular da Fuvest 2022

Análises de especialistas ajudam alunos a se prepararem para ingresso na USP

há 3 semanas

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.