Produção das videorreportagens. Foi utilizando-se dessa linguagem que os jovens do curso Repórter Comunidade, do NET Comunidade Cambuci, localizado em São Paulo (SP), resolveram desenvolver as atividades do módulo de vídeo, neste semestre.
Dos cinco grupos de jovens, três já estão finalizando as edições de suas reportagens, que tratam de temas sobre cinema, assombrações e skate. Os outros dois grupos – cujas temáticas são política e uma enquete que tem como mote a pergunta O que você faria? – já gravaram suas pautas, decuparam o material bruto e iniciaram o processo de edição.
Durante o módulo de vídeo, a turma experimentou vários processos, como criação de pauta, planejamento, captação de imagens, edição de vídeo, alguns recursos básicos do Adobe Premiere, entre outros.
Os maiores desafios encontrados pela turma de repórteres novatos foram na captação de depoimentos. Para Karina Galdino, o vilão foi o vento, que atrapalhava na hora da entrevista. Já segundo Pedro Augusto, não foi fácil obter boas respostas dos entrevistados, diante das câmeras.
E lá vai a turma à procura de um entrevistado que tenha o perfil esperado. Sempre acompanhados, claro, do incansável educador Saulo Velasco, do NET Comunidade, que orienta todo o processo de reportagem da turma, seja na rua ou na ilha de edição, onde os grupos se revezam para que todos possam experimentar um pouco dessa etapa final.
Para finalizar a edição dos vídeos, os jovens receberam a visita da equipe do projeto Aldeias Sonoras, na quinta-feira (4/10). O projeto é responsável por produção de podcasts em aldeias indígenas.
O resultado dos primeiros cortes nos vídeos editados supreeendeu a turma e também os educadores. As produções acabaram curtas e divertidas. “Este módulo de vídeo exigiu muito dos jovens. Editar não é tão simples quanto parece. Muitos deles vieram em dias alternativos ao curso para dar conta de terminar o trabalho”, explica Renata Martins, também educadora do projeto.
Em breve, aqui no NET Educação, você vai poder conferir as videorreportagens dos jovens.