Educação sem o uso de recursos tecnológicos é coisa do passado. Hoje, crianças, jovens e adultos, alunos e professores estão conectados a diversas plataformas online para se comunicar e – por que não? – aprender.
O e-book Educação e Tecnologias: Parcerias 3.0, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, organizado por Luiz Alexandre da Silva Rosado, Giselle Martins dos Santos Ferreira, Márcio Silveira Lemgruber e Estrella D’Alva Benaion Bohadana, aborda discussões fundamentais sobre as práticas de sucesso que unem ensino e tecnologia e como alunos e professores estão se adaptando aos recursos existentes.
A seguir, confira os principais tópicos discutidos pelos estudos que compõem o e-book:
A potencialidade dos MOOCs
Os MOOCs (Massive Open Online Courses) são cursos abertos ministrados através de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), redes sociais ou outras plataformas, cada vez mais procurados por jovens e adultos interessados em educação online e colaborativa.
Nos estudos, o objetivo principal é identificar e mapear as produções nacionais e internacionais que tratam do tema, levando em conta sua importância para o desenvolvimento da educação à distância. Ainda, indicam como a compreensão dos preceitos da educação aberta se relaciona com as possibilidades de desenvolvimento de MOOCs no País.
O uso das TIC em salas de aula virtuais
Salas de aula virtuais já são uma realidade e está comprovado que os jovens se adaptam bem a esse espaço educacional, uma vez que nasceram dentro de uma cultura digital. Mas, como adaptar as práticas didáticas para os ambientes virtuais? Quais os meios e mecanismos pelos quais se desenvolvem os processos de ensino? Através da análise de experiências concretas, o e-book Educação e Tecnologia: Parcerias 3.0 avalia como a tecnologia está sendo utilizada em sintonia com práticas educativas em rede, debatendo sobre o uso de material didático criativo e das novas tecnologias integradas, sobretudo a web 3.0.
Formação docente e o uso da tecnologia
Nas pesquisas apresentadas, nota-se que a formação de professores para as práticas 3.0 deve priorizar abordagens criativas e que incentivem a participação de estudantes, ou seja, que privilegiem a união entre estratégias pedagógicas com foco na colaboração, interação e diálogo e os dispositivos materiais intelectuais. Os trabalhos “O ensino da Filosofia e as TIC”, de Becher e Tomazetti e “Autoria e autonomia em uma experiência de formação continuada online de docentes militares”, de Bianco e Rosado, exploram as possibilidades de uso e reflexão sobre as TIC no ensino de Filosofia no Ensino Médio e discutem a formação oferecida a tutores numa instituição de ensino do Exército.
Os laboratórios de informática na Educação Básica
A última parte do e-book é dedicada à discussão das diferentes percepções sobre vantagens e desvantagens do uso de laboratórios de informática na educação. Em uma pesquisa realizada em duas escolas públicas do mesmo município, (uma que possui laboratório e outra sem o recurso), foram entrevistados 80 alunos e 10 professores, do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental. A percepção é que o laboratório de informática conectado à internet contribui para a melhoria dos estudos, além de aprimorar a prática pedagógica dos professores e fomentar a interação entre os alunos.
Para saber mais sobre experiências da educação 3.0, acesse o e-book aqui (em pdf).