Alunos da educação básica que estejam impossibilitados de frequentar a escola em virtude de internação para tratamento de saúde receberão atendimento educacional. A orientação está na Lei nº 13.716/18, publicada no Diário Oficial da União no dia 25 de setembro de 2018, e que acrescenta um novo dispositivo na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei nº 9.394/96). O texto assegura o direito ao ensino para o estudante que se encontra tanto em regime hospitalar quanto domiciliar. O serviço será prestado durante todo o período de internação.

A norma vem para reforçar uma medida já existente na Resolução nº 2/01, da Câmara de Educação Básica (CEB), do Conselho Nacional de Educação (CNE). O artigo 13 do documento determina que os sistemas de ensino, em ação integrada com os de saúde, organizem o atendimento educacional especializado a alunos que se encontrem em internação hospitalar ou permanência prolongada em domicílio.

O Ministério da Educação (MEC) também já havia editado, em 2002, um guia de estratégias e orientações para a organização de classes hospitalares e de atendimento pedagógico domiciliar. Segundo a cartilha, o atendimento deve ser vinculado aos sistemas educacionais dos estados e municípios, sendo entendidos como unidades específicas de trabalho pedagógico. Além disso, cabe às secretarias de Educação a contratação e capacitação de professores, além da provisão de recursos financeiros e materiais.

Com Câmara dos Deputados

Veja mais:
Atendimento escolar em hospital permite aluno prosseguir com aprendizagem

Crédito da imagem: Wavebreakmedia – iStock

Talvez Você Também Goste

Notícias

4 recursos audiovisuais para ensinar figuras de linguagem

Materiais digitais ajudam estudantes a identificar esses recursos em diferentes contextos de comunicação

há 2 semanas
Notícias

Conheça 5 diários ficcionais para ensinar esse gênero textual na escola

Obras ajudam estudantes a compreender estrutura, função e possibilidades narrativas do diário

há 2 semanas
Notícias

Veja 7 links para ensinar movimentos planetários

Conteúdo pode ser trabalhado de forma interdisciplinar, com alunos do ensino fundamental e do médio

há 1 mês
Notícias

Descubra 6 livros para apresentar saberes quilombolas aos alunos

Obras ajudam a valorizar a contribuição histórica das populações negras para a sociedade brasileira

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.