Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Educação de 2019 mostrou diferenças de gênero na população de 14 a 17 anos que está na etapa escolar adequada para a sua idade – no caso, o ensino médio.

O levantamento apontou 76,4% das alunas dessa faixa etária no ensino médio, contra 66,7% dos rapazes. Uma diferença de 9,7%.

De acordo com o documento, a taxa de escolarização das pessoas de 15 a 17 anos também cresceu 1% em 2019, chegando a 89,2%.

Quando o assunto é o atraso escolar, outro dado revelado foi o aumento do fenômeno a partir dos 11 anos de idade.

“De forma geral, percebe-se que as crianças de seis a 10 anos se mantêm adequadamente na idade/etapa correta nos anos iniciais do ensino fundamental, porém, ao passarem para os anos finais, o atraso se acentua”, apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pela pesquisa.

Em 2019, 12,5% das pessoas de 11 a 14 anos de idade já estavam atrasadas em relação à etapa de ensino que deveriam estar cursando ou não estavam na escola.

No grupo de 11 a 14 anos de idade, foi ainda destacada a diferença racial neste quesito de distorção idade-série. Entre as pessoas que se autodeclararam como brancas, 90,4% estavam na idade e etapa adequadas. Contudo, entre as autodeclaradas de como pretas ou pardas, o índice foi 85,8%.

Veja mais:
Reprovação é maior entre pretos e pardos, meninos e alunos com deficiência, aponta levantamento Unicef-Claro
Curso online do Unicef traz orientações para enfrentar distorção idade-série e evasão escolar
“Educação precisa superar problemas do século 20 e apontar para o 21”

Crédito da imagem: mangpor_2004 – iStock

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