O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) disponibilizou online a Autoavaliação de Competências Digitais de Professores (as), uma nova ferramenta gratuita para ajudar os educadores a identificarem suas necessidades de formação e planejarem seu desenvolvimento no uso de tecnologia em sala de aula.

Qualquer docente pode se cadastrar e acessar a aplicação, que reúne 23 questões, distribuídas em três áreas: pedagógica, cidadania digital e desenvolvimento profissional. Na área pedagógica, são avaliadas as competências: prática pedagógica, personalização, avaliação, curadoria e criação. Em cidadania digital, são avaliados o uso responsável, o uso crítico, o uso seguro e a inclusão. No desenvolvimento profissional, a ferramenta analisa o autodesenvolvimento, a autoavaliação, o compartilhamento e a comunicação.

Após responder o questionário, o educador recebe uma devolutiva, por área e por competência, indicando qual o seu nível de apropriação das tecnologias digitais. Ambos têm cinco níveis de apropriação: exposição, familiarização, adaptação, integração e transformação. O resultado inclui ainda sugestões de como evoluir, com indicações de materiais, leituras e atividades.

A ferramenta de Autoavaliação de Competências Digitais de Professores é uma nova iniciativa do Guia EduTec, que ainda oferece uma devolutiva aos gestores públicos, que podem visualizar o mapeamento das competências dos docentes da sua rede de ensino. Com isso, a secretaria de Educação pode desenvolver estratégias de formação para o melhor desenvolvimento de seus educadores.

Veja mais:
7 livros sobre uso de tecnologias na educação
Professor não precisa de conhecimentos aprofundados em tecnologia para aplicar inovações

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

19 planos de aula para ensinar história do Brasil

Materiais abordam povos originários, colonização, escravismo, repúblicas e ditadura

há 3 semanas
Notícias

4 livros para estreitar a relação entre família e escola

Obras abordam os benefícios da colaboração mútua para o desenvolvimento dos alunos

há 4 semanas
Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 2 meses
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.