O Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) disponibilizou online a Autoavaliação de Competências Digitais de Professores (as), uma nova ferramenta gratuita para ajudar os educadores a identificarem suas necessidades de formação e planejarem seu desenvolvimento no uso de tecnologia em sala de aula.

Qualquer docente pode se cadastrar e acessar a aplicação, que reúne 23 questões, distribuídas em três áreas: pedagógica, cidadania digital e desenvolvimento profissional. Na área pedagógica, são avaliadas as competências: prática pedagógica, personalização, avaliação, curadoria e criação. Em cidadania digital, são avaliados o uso responsável, o uso crítico, o uso seguro e a inclusão. No desenvolvimento profissional, a ferramenta analisa o autodesenvolvimento, a autoavaliação, o compartilhamento e a comunicação.

Após responder o questionário, o educador recebe uma devolutiva, por área e por competência, indicando qual o seu nível de apropriação das tecnologias digitais. Ambos têm cinco níveis de apropriação: exposição, familiarização, adaptação, integração e transformação. O resultado inclui ainda sugestões de como evoluir, com indicações de materiais, leituras e atividades.

A ferramenta de Autoavaliação de Competências Digitais de Professores é uma nova iniciativa do Guia EduTec, que ainda oferece uma devolutiva aos gestores públicos, que podem visualizar o mapeamento das competências dos docentes da sua rede de ensino. Com isso, a secretaria de Educação pode desenvolver estratégias de formação para o melhor desenvolvimento de seus educadores.

Veja mais:
7 livros sobre uso de tecnologias na educação
Professor não precisa de conhecimentos aprofundados em tecnologia para aplicar inovações

Talvez Você Também Goste

Notícias

Descubra 6 livros para apresentar saberes quilombolas aos alunos

Obras ajudam a valorizar a contribuição histórica das populações negras para a sociedade brasileira

há 53 minutos
Notícias

Educação ambiental: 6 conteúdos para entender ‘decrescimento’

Textos, vídeo e podcasts debatem o conceito que propõe o equilíbrio entre economia e limites ambientais

há 4 semanas
Notícias

Algoritmos: 5 livros para entender seu impacto na sociedade

Obras oferecem subsídios para que o professor possa discutir o assunto em sala de aula

há 1 mês
Notícias

Como ensinar história por meio da Copa do Mundo: 5 fontes essenciais

Registros do torneio de futebol ajudam a analisar contextos políticos, sociais e culturais dentro e fora do Brasil

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.