O que motiva um empreendedor? Quais os desafios encontrados nessa jornada? Como oferecer um produto ou serviço que contribua para a sociedade? Essas e outras questões foram abordadas no estudo Empreendedores de Impacto: as dores e as delícias de inovar em educação, realizada pelo Instituto Inspirare, que analisou o cenário brasileiro de iniciativas que desenvolvem soluções educacionais inovadoras.

Esse diagnóstico foi feito a partir de uma pesquisa de campo qualitativa, em que foram entrevistados cinquenta empreendedores da área de Educação, cujas empresas encontram-se em diferentes etapas, desde a idealização até o fechamento das portas. Há também uma comparação entre as diferentes regiões do país, com entrevistas conduzidas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre, Recife e Maceió.

A pesquisa foi dividida em três pilares, sendo o primeiro deles o ecossistema de negócios, definido como toda a rede de uma organização, que inclui fornecedores, clientes e parceiros que, neste caso “encontra-se ainda imaturo, descentralizado e desorganizado”, segundo a publicação. Outra deficiência no mercado é a falta de compreensão do que é impacto social: “Não sabia o que era negócio de impacto. Entender que tinha impacto, eu entendi depois. Era educação e tecnologia como business”, conta um dos depoimentos.

Por causa dessa falta de informação e conexão – mais acentuada em regiões fora de São Paulo –, os empreendedores não têm total conhecimento de quem são os investidores, mentores e instituições do segmento e as atividades que desenvolvem, ao mesmo tempo em que estes atores também não conseguem identificar as novidades que surgem. Isso gera consequências diretas no crescimento das startups, pois dificulta o planejamento estratégico e o alinhamento das expectativas dos diferentes atores envolvidos no processo de criação.

O segundo pilar trata dos empreendedores, que na amostra selecionada foram descritos como “pessoas que se aventuram à realização de coisas difíceis”. A partir da entrevista, constatou-se que não existe um perfil padrão para essas pessoas, contudo elas possuem algo em comum: são todas desbravadoras, que mergulharam no desconhecido e tornaram-se pioneiras em ações de impacto na Educação. Por serem os primeiros, exigem maior apoio estratégico e financeiro.

Foi investigado também o motivo que leva um empreendedor a dedicar-se a essa área. Enquanto alguns buscavam um propósito para a vida e o trabalho ou queriam transformar o mundo, outros tinham o desejo de melhorar algo que não funciona como deveria (o ensino) ou apenas viram uma oportunidade de mercado.

Essas motivações influenciaram a jornada de cada um, o terceiro pilar analisado, ao passo em que elas determinaram o nível de dificuldade encontrado no início, no que diz respeito à maturidade da ideia e retenção de capital, e a forma que conduziam seus projetos. Entretanto, não existe um único caminho a ser trilhado, um modelo comum que funcione para todos, especialmente em um ecossistema tão recente em que as variáveis são inúmeras.

Essa análise tornou visível as deficiências e demandas de um campo heterogêneo e que oferece muitos obstáculos. Assim, a partir desses resultados, o Instituto Inspirare criou sua própria solução, a plataforma Apreender. A ferramenta oferece base a quem quer desenvolver um projeto ligado à Educação por meio da curadoria de conteúdos úteis sobre os temas, como estudos de casos, referências de sucesso, instituições de apoio e orientações.

Nela, o usuário encontrará sugestões para todas as fases de desenvolvimento de sua empresa. Há dados sobre a situação da Educação no Brasil, dicas de como criar uma solução que gere um impacto real, além de uma descrição da situação do mercado. Estão disponíveis também informações gerais sobre planejamento e modelos estratégicos e mais específicas, acerca das vantagens e desafios de cada momento da trajetória. Com o “Mapa da jornada”, é possível ainda fazer um controle de cada etapa de seu projeto. É possível ainda fazer a busca a partir de suas motivações, como no exemplo abaixo.

Compartilhe conosco o que você achou da plataforma!

Subscribe
Notificar-me de
0 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Confira 4 livros sobre a participação feminina na Segunda Guerra

Obras retratam mulheres combatentes, espiãs e militantes na luta contra o nazifascismo

há 3 semanas
Notícias

Confira 6 links para explorar o bioma amazônico

Conteúdos ajudam a trabalhar em sala de aula temas como biodiversidade, clima e culturas da Amazônia

há 2 meses
Notícias

Descubra 5 livros para explorar o Bumba Meu Boi nas aulas de artes

Festa popular pode ser utilizada para desenvolver linguagens artísticas com os alunos

há 2 meses
Notícias

Inteligência artificial na escola: confira 6 materiais para apoiar e orientar o uso

Vídeos, livros e podcasts ajudam a preparar o educador para mediar a aplicação da nova tecnologia na aprendizagem

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.