Cerca de dezesseis estudantes dos estados de São Paulo e Pernambuco irão representar o Brasil em um torneio internacional de inovação, tecnologia e robótica na Alemanha, a FIRST® LEGO® League (FLL®) Open European Championship 2012. As vagas conquistadas só foram possíveis após meses de pesquisas, que resultaram na criação de soluções inovadoras dedicadas à conservação e segurança dos alimentos. Os alunos, que tem aulas regulares de Educação Tecnológica e Robótica – oferecidas devido à parceria das instituições de ensino frequentadas pelos alunos e a ZOOM, distribuidora exclusiva da LEGO® no Brasil – se preparam para apresentar suas invenções, nos dias 7 a 9 de junho, na cidade de Mannhein, que reunirá outros 600 participantes vindos de 36 países.
Calcula-se que, por ano, mais de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados no mundo, ou seja, 1/3 de todo o alimento produzido vai para o lixo. Estudos apontam que metade de todo o desperdício acontece no manuseio, transporte e conservação destes alimentos, causando contaminações e prejuízos para a economia. Usando a ciência, tecnologia, conceitos de engenharia e muita criatividade, as equipes brasileiras Apoibot, do Colégio Apoio, da Recife (PE), e Sesi Robotic Girls, do Sesi de Itapetininga (SP), criaram soluções inéditas quando se trata do tema “Segurança Alimentar”. Veja, na sequência, os projetos de pesquisa realizados pelos alunos.
Equipe Apoibot
Os alunos pernambucanos estudaram a contaminação do leite, desde a ordenha feita por pequenos produtores até chegar às prateleiras dos grandes supermercados. Após muito estudo e pesquisa, os estudantes desenvolveram um método de conservação não térmico por meio da emissão de ondas UV-c (Raios Ultravioleta C) que não altera as propriedades nutricionais do leite, como acontece no método tradicional da pasteurização. Um morango, por exemplo, que dura cerca de 3 dias na temperatura ambiente após a colheita, pode ser conservado por 21 dias com a irradiação UV-c e ainda manter suas vitaminas.
Equipe Sesi Robotic Girls
Com o objetivo é impedir que alimentos com resíduos de agrotóxicos acima do permitido chegue a mesa dos consumidores, os alunos de Itapetininga entrevistaram especialistas, entre eles a mestre em saúde coletiva, Maria Luisa Ortiz Nunes da Cunha, que confirma que a ingestão prolongada de produtos com agrotóxicos influencia no surgimento de problemas endócrinos, neurológicos, câncer e má formação fetal. Com base neste cenário, a equipe desenvolveu um sistema de rastreabilidade agrícola (SRA), que interliga alguns órgãos do governo, laboratório de análise e CEASA, por meio de um sistema informatizado para garantir que os alimentos produzidos pelos agricultores passem por análise semestral.
FIRST LEGO League (FLL)
Os torneios da FIRST LEGO League (FLL) ocorrem há 13 anos em todos os continentes, permitindo que adolescentes de 9 a 16 anos entrem em contato logo cedo com a ciência e tecnologia de forma divertida e contextualizada com os problemas da nossa época. No Brasil, o Torneio FLL é promovido pelo Instituto Aprender Fazendo (IAF), representante da ONG FIRST® no Brasil, e apoiado pela ZOOM, distribuidora exclusiva da LEGO® Education.
Três grandes desafios compõe o torneio: Projeto de Pesquisa, Projeto do Robô e o Desafio Robótico. O desafio consiste em 15 tarefas que devem ser executadas em um prazo de dois minutos e meio por robôs construídos com peças LEGO® pelas próprias equipes. Conforme o tema da temporada, o Food Factor, os desafios da arena simulam atividades que envolvem a segurança alimentar, como, por exemplo, remoção de pragas, despoluição de nascentes, transporte refrigerado, higiene e aproveitamento das bactérias boas.