O Instituto Arte na Escola e o Serviço Social da Indústria (Sesi) realizam em 2012 a XIII edição do Prêmio Arte na Escola Cidadã. A iniciativa tem como objetivo revelar e reconhecer projetos criados e desenvolvidos por professores de arte do ensino básico de todo o País. As inscrições vão de 15 de junho a 31 de julho, e devem ser feitas pela internet no endereço: www.artenaescola.org.br/premio.

 
Realizada desde o ano 2000, a premiação é direcionada a professores ou equipes de professores que desenvolveram projetos nos anos de 2010 e/ou 2011 em escolas de ensino regular, públicas ou particulares, em uma das quatro linguagens artísticas: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.
 
Premiação – Os professores premiados irão receber R$ 10 mil em dinheiro, a oportunidade de participar da cerimônia de entrega dos prêmios, além de publicações, certificado de participação e um troféu. Além dos docentes, as escolas nas quais os projetos premiados foram desenvolvidos receberão a doação de um computador, uma câmera fotográfica digital, uma câmera filmadora digital, além da participação do representante da escola no evento de premiação, troféu, certificado de premiação e publicações para biblioteca escolar.
 
Os projetos inscritos passarão por um processo de seleção dividido em três fases (local, regional e nacional). As duas primeiras fases contarão com uma comissão avaliadora formada por arte-educadores. Os projetos finalistas serão analisados por uma comissão nacional formada por um especialista em educação e por representantes de cada uma das linguagens da arte. Serão cinco categorias analisadas:
 
  • Educação Infantil
  • Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano)
  • Ensino Fundamental 2 (6º ao 9º ano)
  • Ensino Médio (1º, 2º e 3º ano)
  • Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
 
Para Evelyn Ioschpe, presidente da Fundação Iochpe, o prêmio é o reconhecimento do esforço e do emprenho de milhares de professores de todo o Brasil em levar a educação e o conhecimento sobre a arte para as crianças e os adolescentes do país. “O ensino da arte abre portas para os jovens, mostrando caminhos onde o impossível não existe. Desta forma, o Prêmio Arte na Escola Cidadã é uma oportunidade de reconhecimento para aqueles profissionais que se dedicam a desenvolver nos alunos a curiosidade por um universo sem fronteiras”, afirma.
 
Em 2011, foram inscritos 614 projetos vindos de todos os estados brasileiros. Os projetos vencedores foram desenvolvidos por professores do Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro (clique aqui para ver os vencedores de 2011).
 
Sobre a importância do ensino de arte nas escolas – Pesquisas realizadas nos Estados Unidos revelam que a arte na escola desenvolve múltiplas competências e habilidades nos alunos. Raciocínio lógico, científico, leitura visual, musical, corporal, intuição, percepção, reflexão sobre questões sociais e pessoais são algumas delas. A arte também melhora o aprendizado da língua, da matemática, das ciências naturais e humanas e ainda evita a evasão escolar.

Talvez Você Também Goste

Notícias

Ensino inclusivo de geografia: 4 conteúdos para criar cartografia tátil

Mapas adaptados permitem ensinar espaço geográfico a alunos cegos e com baixa visão

há 2 semanas
Notícias

Confira 6 livros para explorar a história do Antigo Egito com os alunos 

Obras ajudam a contemplar a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africanas

há 3 semanas
Notícias

Conheça 4 livros que ajudam o professor a explicar o Plano Real

Conteúdo é abordado inicialmente nos anos finais do ensino fundamental, depois retomado no ensino médio

há 2 meses
Notícias

Descubra 6 materiais para utilizar a oralidade no ensino da língua portuguesa

Textos da cultura popular e de tradição oral podem ser usados na alfabetização e no desenvolvimento linguístico

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.