Recém-divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, a pesquisa TIC Domicílios revelou que 15% dos usuários da rede no Brasil já realizaram algum curso a distância nos últimos três meses. E a busca por essa metodologia de formação tem aumentado. A professora doutora em educação, Vani Kenski, falou com o NET Educação sobre a importância do EAD.

NET Educação – Como você vê o cenário do EAD no Brasil?

Vani Kenski – Muito positivo. Hoje, há um crescimento expressivo, inclusive, podemos notar pela pesquisa TIC Domicílios, que aponta o crescimento na formação à distância. Não podemos negar, hoje em dia o tempo é luxo e está cada vez mais escasso, mas as pessoas sentem cada vez mais a necessidade de aprender, de buscar conhecimento.  E o ensino a distância é uma ótima alternativa de capacitação e formação.

NET Educação – Você acredita que o EAD é bem aceito, inclusive, na formação dos professores?

Vani Kenski – Sim. Na verdade, até por experiências pessoais, a resistência é maior na alta direção, como delegacias e secretarias de ensino. Os professores sempre demonstram mais interesse, até pela disponibilidade que eles têm para uma capacitação, a preferência é sempre EAD. O EAD pode reunir um número amplo de pessoas, de diversos espaços, promovendo interação e compartilhamento.

NET Educação – Há uma fórmula específica para um curso EAD eficaz?
Vani Kenski – Vai depender do tema, mas, com o avanço tecnológico, temos oportunidades incríveis de transmitir conhecimento, reunindo diversas pessoas. O importante é aproveitar tudo que a tecnologia pode oferecer. Podemos explorar toda parte mobile, utilizar o celular para produzir imagem, vídeo, compartilhar conteúdo. O espaço da aula EAD é amplo.
NET Educação – É possível integrar EAD e sala de aula?
Vani Kenski – Não, são duas coisas diferentes. O recurso EAD, até por definição do MEC, é uma mobilidade de ensino onde professor e aluno estão em lugares diferente. Já para atividades de sala de aula, em ambientes virtuais, nós falamos de Ensino Online, que pode ser a mescla do presencial e à distância, utilizando muito mais o recurso da internet para a construção de atividades.
O que é importante ressaltar é que para se promover um ensino online de qualidade é necessário um bom planejamento pedagógico, o ensino online não é improviso. O professor, como profissional, precisa planejar sua aula, analisar o que ele precisa e o que vai demandar do aluno.
Vani Kenski estará presente no InovaEduca 3.0, que acontece na próxima segunda-feira, 1º de outubro de 2012.
Saiba mais sobre a pesquisa TIC Domicílios aqui.

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