Recém-divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, a pesquisa TIC Domicílios revelou que 15% dos usuários da rede no Brasil já realizaram algum curso a distância nos últimos três meses. E a busca por essa metodologia de formação tem aumentado. A professora doutora em educação, Vani Kenski, falou com o NET Educação sobre a importância do EAD.
NET Educação – Como você vê o cenário do EAD no Brasil?
Vani Kenski – Muito positivo. Hoje, há um crescimento expressivo, inclusive, podemos notar pela pesquisa TIC Domicílios, que aponta o crescimento na formação à distância. Não podemos negar, hoje em dia o tempo é luxo e está cada vez mais escasso, mas as pessoas sentem cada vez mais a necessidade de aprender, de buscar conhecimento. E o ensino a distância é uma ótima alternativa de capacitação e formação.
NET Educação – Você acredita que o EAD é bem aceito, inclusive, na formação dos professores?
Vani Kenski – Sim. Na verdade, até por experiências pessoais, a resistência é maior na alta direção, como delegacias e secretarias de ensino. Os professores sempre demonstram mais interesse, até pela disponibilidade que eles têm para uma capacitação, a preferência é sempre EAD. O EAD pode reunir um número amplo de pessoas, de diversos espaços, promovendo interação e compartilhamento.