Aconteceu ontem (1/10), o 1° Congresso sobre Práticas Inovadoras na Educação – InovaEduca3.0 –, em São Paulo (SP). O evento teve como objetivo discutir formas de colocar em prática a Educação 3.0, visando o desenvolvimento do processo de ensino.
A abertura foi realizada por John Moravec, professor do Departamento de Liderança Organizacional, Política e Desenvolvimento e os Estudos de Inovação, nos Estados Unidos, que abordou o objetivo da Educação 3.0. “O conceito 3.0 ainda é um paradigma. Trata-se de uma nova forma de aprendizagem, alinhada às mudanças tecnológicas e sociais, promovendo uma comunicação horizontal com a quebra de hierarquias. E o papel do professor nesse novo mundo é ensinar como aprender e não o que aprender”, explicou o especialista.
O evento contou com dois debates, o primeiro sob o tema “O Dia do Professor na Educação 3.0”, com a presença de Adriana Martinelli, do Instituto Ayrton Senna, como mediadora, ao lado de Jim Lengel, da Universidade de Nova York, Angel Dubon Marchelli, diretor de educação para a América Latina da Microsoft, e Gil Giardelli, da Miami Ad School e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). “A educação de hoje não está alinhada com o mundo atual, os alunos continuam usando papel e caneta, ou seja, a educação não mudou com as inovações”, comentou Lengel.
No segundo debate, o tema discutido foi “Como implementar a inovação na escola num mundo impulsionado pela tecnologia”, com Luciano Meira (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE) como mediador, Vani Kenski (Universidade de São Paulo – USP), Gil da Costa Marques (Superintendência de Tecnologia da Informação da USP) e participação especial por videoconferência ao vivo de Alexandra Okada (Open University – Londres). “É preciso articular o que se ensina versus o que quer ser aprendido. A tecnologia e o investimento financeiro não irão mudar o ensino, a inovação sim, que significa qualquer novidade disseminadora, transformadora e de audiência”, ressaltou Luciano Meira.
O InovaEduca3.0 contou com a participação de mais de 500 pessoas, reunindo professores e educadores de diversas regiões do país.