A TV Centro do Professorado Paulista (CPP) convidou as educadoras e pesquisadoras da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Edna Telles e Thais Gava, para discutirem por que a identidade de gênero causa tanta polêmica. As docentes integram o Grupo de Estudos de Educação, Gênero e Sexualidade. O vídeo da entrevista está disponível no YouTube.

Entre os temas abordados, foi destacada a tentativa de censurar discussões na escola. “Orientação sexual e o trabalho com gênero não está ligado, necessariamente, ao ato sexual, como ‘vai ensinar coisas que não quero que meus filhos aprendam’ ou ‘as referências devem ser familiares’”, explica Gava. “É importante destacar que existem diversos marcos legais dos quais o Brasil é signatário que foram muito pensados, discutidos e elaborados, nos quais as crianças e adolescentes têm direito a informações e serviços, e não é sobre como eles vão lidar com a vida deles”, pontua.

“Quando a gente fala da escola pública quanto lugar onde as pessoas vão ter seus direitos garantidos, ela não pode ter pensamento único, mas, sim, de pluralidade, diversidade e de aprender a respeitar o outro e o pensamento do outro”, completa Telles. “Não existe conceito sobre a melhor forma ou não de se trabalhar [essas temáticas], mas da necessidade de trabalhá-las. Os estudantes são plurais, diversos e no dia a dia da escola essas necessidades surgem”, ressalta.

As entrevistadas também explicaram o uso do termo “ideologia de gênero” por setores conservadores da sociedade. “Ideologia de gênero não existe, não é um conceito acadêmico. Essas discussões e pesquisas de gênero possibilitaram questionamento de privilégios na estrutura da sociedade e políticas públicas. Isso traz uma resposta de um setor conservador”, contextualiza Gava. “Nesse incomodo foi construído um termo que pudesse abarcar todas as questões da diversidade sexual, das questões da sexualidade, dos direitos sexuais e reprodutivos. Então, esse é um termo vazio, que, muitas vezes, é utilizado por pessoas para pautas conservadoras, pautas que acabam tolhendo direitos.”

Veja mais:
ONU Mulheres lança currículo e planos de aula para discutir gênero nas escolas
Matemática não é coisa de menina? Como o preconceito de gênero influencia o aprendizado
Como alunos e alunas transgêneros se sentem na escola?
Projeto de geografia trata de gênero e sexualidade no espaço escolar

Crédito da imagem: print Vídeo “Por que falar sobre identidade de gênero causa tanta polêmica?”

Talvez Você Também Goste

Notícias

Gestão da sala de aula: 5 livros para entender o assunto

Conheça estratégias e práticas que ajudam o professor a criar um ambiente favorável à aprendizagem

há 1 semana
Notícias

Veja 6 vídeos sobre didática para melhorar o processo de ensino

Conteúdos permitem aperfeiçoar a prática docente e tornar a aprendizagem mais acessível e significativa

há 1 semana
Notícias

Conheça 6 livros que ajudam a descomplicar a Teoria da Evolução

Obras explicam conceitos de forma simples e com evidências científicas, servindo de apoio para o trabalho em sala de aula

há 4 semanas
Notícias

A psicologia do bullying: 6 links para se aprofundar no tema

Materiais mostram como diferentes correntes analisam o fenômeno e a relação entre agressores e vítimas

há 1 mês

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.