Após firmar parceria com as Secretarias de Educação dos municípios de Manaus (AM), Pelotas, Lajeado e Farroupilha (RS), o curso Educonex@o promoveu a primeira atividade do cronograma previsto: um encontro presencial com os docentes de cada cidade. Para a educadora e tutora do curso, Renata Aquino, “a etapa foi fundamental para sensibilizar os educadores, apresentá-los às atividades e também ao ambiente virtual de aprendizagem”.
Os eventos aconteceram nos dias 23, 24 e 27 de abril em Farroupilha, Lajeado e Pelotas, respectivamente, e em 04 de maio em Manaus. “Acreditamos que o curso Educonex@o: novas tecnologias e novos recursos para uma nova educação veio preencher uma lacuna importante, ajudando os docentes a superar algumas barreiras, fazendo uso dos diferentes recursos oferecidos em benefício da aprendizagem”, declarou Bolivar Antonio, secretário de educação de Farroupilha (RS).
Segundo Rejane Thomas Ewald, secretária de educação de Lajeado (RS), o Educonex@o vai ao encontro do desafio constante da rede municipal de ensino. “Qualidade de ensino diz respeito a pensar, agir e ter consciência da importância de seu papel, o que passa, necessariamente, pelo bom desempenho dos professores. Neste sentido, investimos e apoiamos a formação continuada dos docentes”, relata.
Professores da rede municipal de Lajeado durante encontro presencial do Educonex@o
Entre os professores, as expectativas giram em torno da possibilidade de novas aprendizagens. Para Maria Estela Mittelstadt, professora de Matemática da rede municipal de Lajeado, é necessário atualizar-se constantemente em relação às novas tecnologias, principalmente devido ao rápido cenário de transição e novidades.
A docente Giovana Pozzer, da rede municipal de Farroupilha, acredita que o benefício de se atualizar sobre a era da informação é partilhado entre alunos e professores. “Ao nos apropriarmos dessas ferramentas, estamos falando a língua dos jovens e, com isso, podemos motivá-los a buscar, a querer aprender, e em contrapartida oferecermos aulas mais dinâmicas”, finaliza a educadora.
Após o encontro presencial, o Educonex@o segue ministrado no modelo à distância, via ambiente virtual de aprendizagem, de 07 de maio a 22 de junho.
Sobre o Educonex@o
O Educonex@o é um curso de educação à distância, semipresencial, que prevê um encontro de oito horas e 32 horas dedicadas às atividades via ambiente de aprendizagem, que tem como objetivo a formação de professores para o uso das tecnologias digitais facilitando o processo de ensino e aprendizagem. Com duração de dois meses e carga horária de certificação de 40 horas, o curso é direcionado a professores de redes municipais parceiras.
Em 2011, o Educonex@o teve como parceiros os municípios de Vitória (ES), Marília, Taubaté e Botucatu (SP) e certificou 102 professores.