O documentário “Miradas” está disponível para exibições online e gratuitas pela plataforma Videocamp. O filme faz parte do programa Território do Brincar em parceria com o Instituto Alana. Para observar o brincar livre de crianças em diferentes contextos, a iniciativa convidou oito pesquisadores: Beatriz Olival, Elisa Hornett, Gabriel Limaverde, Lia Mattos, Reinaldo Nascimento, Renata Meirelles, Sandra Eckschmidt e Soraia Chung Saura.

O material retrata o processo de cada convidado ao observar os gestos, narrativas e paisagens escolhidas por diferentes grupos infantis por meio da fenomenologia de Goethe. Esse percurso consiste em quatro passos que, neste grupo, foram referenciados nos elementos da natureza: terra, água, ar e fogo.

“Após o programa, as perguntas que sempre ouvíamos eram: ‘O vídeo é inspirador? Como fazer no chão da escola? Como chegar na essência do brincar?’. Foi a partir dessa questão que foi constituído o grupo de pesquisa para esse olhar com fundamentação teórica”, explica a diretora Sandra Eckschmidt, que dirigiu o longa ao lado de Renata Meirelles.

“O filme foi pensado para o professor. Queríamos que o material fosse algo bem prático e cotidiano, e que quebrasse a dicotomia que a academia é o lugar da pesquisa e, a escola, da prática. Queríamos mostrar que o educador pode ser um pesquisador e observar as crianças a partir da sua própria prática, e que ela é inspiradora – o professor não precisa se inspirar no outro”, complementa.

O documentário possui 31 minutos e conta com material de apoio online, que explica o processo de pesquisa.

O programa Território do Brincar é um trabalho de pesquisa, documentação e sensibilização sobre a cultura da infância brasileira. Ele é coordenado pela educadora Renata Meirelles e pelo documentarista David Reeks, com correalização do Instituto Alana. Entre 2012 e 2013, a dupla viajou pelo Brasil e o registro dessa jornada – em filmes, fotos, textos e áudios – se transformou em publicações, documentários e exposições sobre o tema. 

Veja mais:
Programa NET Educação – Brincar ajuda no desenvolvimento educacional das crianças
Programa NET Educação – Tocar, dançar e brincar faz parte do aprendizado das crianças

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Cartilha com apoio da Unesco apresenta jogos e brincadeiras populares na primeira infância

Atividades visam o estímulo ao desenvolvimento da criança e são divididas por faixa etária

há 5 anos
Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 3 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 3 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.