A história do Brasil moderno e contemporâneo é um dos assuntos que devem ser abordados em sala de aula, geralmente em aulas de história ou sociologia. Muitas vezes os temas discutidos e apresentados aos alunos chegam somente pelas lentes dos livros didáticos. Dessa forma, os alunos podem ter um contato superficial com assuntos e personalidades importantes para o entendimento do país.

Por isso, esse mês, o portal NET Educação traz dez biografias de pessoas que marcaram época no Brasil, juntamente com o cenário em que viveram e atuaram. As obras são resultado de intensa pesquisa, o que inclui fontes primárias. Por meio de suas histórias de vida pode-se entender com maior profundidade o Brasil de ontem e de hoje.

 

Capa do livro "Getúlio"

Getúlio, de Lira Neto

Editora Companhia das letras, 2014

Getúlio Vargas é o político brasileiro objeto de maior número de textos. Contudo, apenas Lira Neto conseguiu reconstruir em detalhes a trajetória pessoal e política desse importante personagem da história brasileira. A trilogia escrita após anos de pesquisa, em que o autor se debruçou sobre diversos documentos, muitos deles, pouco explorados, como cartas pessoais, diários íntimos, livros de memórias e boletins de ocorrência, procura decifrar quem foi Vargas e mostra como foi possível que convivessem no mesmo ser o revolucionário, o ditador, o reformador social e o demagogo. Com um relato envolvente, o livro nos leva a um mergulho na bibliografia histórica do período Vargas.

Veja também:
Biógrafo de Getúlio ressalta importância da história para entender o presente

 

Capa do livro "Brasil: uma biografia"

Brasil: uma biografia, de Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling

Editora Companhia das letras, 2015

De acordo com Boris Fausto, “este livro é uma biografia não autorizada de um personagem complexo chamado Brasil”. Lilia M. Schwarcz e Heloisa Starling unem em um texto bem escrito e acessível, uma vasta documentação original e rica iconografia, propondo novos olhares sobre a história do Brasil. Mas muito mais do que apresentar sua história, falam sobre o cotidiano, a expressão artística e a cultura, os ciclos econômicos e conflitos sociais. A história que emerge das páginas desse livro é a de um longo processo de embates e avanços sociais inacabados, em que a deficitária construção da cidadania, a herança da mestiçagem e a violência mostram-se como traços constantes.

 

Capa do livro "Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão"

Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão, de Lira Neto

Editora Companhia das letras, 2009

A biografia “Padre Cícero” é o resultado de dez anos de pesquisa, em documentos raros e inéditos, do autor Lira Neto, a respeito do mais amado e controvertido líder religioso que o Brasil já teve. O autor reconta primando pelos detalhes os noventa anos de vida do “Padim Ciço” como era conhecido entre os fiéis, desde seu nascimento no sertão do Ceará até sua consagração como líder do povo. Com um olhar minucioso que nos ajuda a enxergar o homem por trás do mito, o autor procura desfazer equívocos históricos a respeito do sacerdote que foi visto como santo por alguns e impostor para outros.

 

Capa do livro "Chatô: o rei do Brasil"

Chatô: o rei do Brasil, de Fernando Morais

Editora Companhia das letras, 2011

“Chatô: o rei do Brasil” traz a história da vida e da carreira de Assis Chateaubriand, dono de um império de aproximadamente cem jornais, revistas, estações de rádio e televisão, fundador do Masp e um dos mais influentes e polêmicos homens do Brasil no século XX. Chatô, como ficou conhecido, sempre atuou na política, nos negócios e nas artes, sua divertida trajetória está estritamente ligada à vida cultural e política do país entre as décadas de 1910 e 1960.

 

Capa do livro "Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo"

Marighella: o guerrilheiro que incendiou o mundo, de Mário Magalhães

Editora Companhia das letras, 2012

A vida de Carlos Marighella foi tão intensa quanto surpreendente e o livro do premiado jornalista Mário Magalhães percorre a vida, a obra e a militância do controverso baiano que foi deputado federal, poeta e fundador do maior grupo armado de oposição à ditadura militar no Brasil. Nessa narrativa repleta de revelações, o autor investiga as várias faces de Marighella e reconstitui com realismo as passagens dele pela prisão, a resistência a tortura, os assaltos a bancos, carros-forte, tiroteios e espionagem internacional. Contudo, recupera também seu lado irreverente e brincalhão e seus poemas de amor.

 

Capa do livro "Conversas com Eliezer"

Conversas com Eliezer, de Luiz Cesar Faro, Carlos Pousa e Claudio Fernadez

Editora Insight, 2005De comunista a entreguista, o executivo Eliezer Batista construiu uma das carreiras mais brilhantes do Estado brasileiro, carreira esta contada aos autores desse livro em mais de 80 horas de entrevista. Autodidata, Eliezer aprendeu diversas línguas sem professor, além da curiosidade por outras culturas que serviram de base para importantes contatos externos. Como diretor internacional da companhia Vale do Rio Doce, construiu sociedades com o Japão, abriu mercados na Europa e transformou a companhia na maior exportadora mundial de ferro. Seus feitos também tiveram impacto direto em questões políticas do país.

 

Capa do livro "Fernando Henrique Cardoso: o improvável presidente do Brasil"

Fernando Henrique Cardoso: o improvável presidente do Brasil, de Fernando Henrique Cardoso

Editora Civilização brasileira, 2013

Em 1993, Fernando Henrique Cardoso atuava como ministro da Fazenda e tinha em mãos um país com inflações inacreditáveis. Para muitos o Brasil era nessa época um país ingovernável, com rumores de um novo golpe militar e o impeachment de um presidente por corrupção. FHC assume em seguida como presidente do Brasil e, de acordo com o livro escrito em parceria com o jornalista americano Brian Winter, assume uma jovem democracia e a transforma em uma nação madura e próspera. Estas são algumas das memórias do sociólogo convertido em político aos 48 anos de idade presentes na obra. Além delas, traz a vida pessoal, de seus encontros com outras personalidades históricas e do amor pelo Brasil.

 

Capa do livro "Caio Prado Júnior: o sentido da revolução"

Caio Prado Júnior: o sentido da revolução, de Lincoln Secco

Editora Boitempo editorial, 2008

O livro de Lincoln Secco está longe de ser apenas uma biografia de Caio Prado Júnior, além da grande produção acadêmica do historiador, geógrafo, economista, ele traz sua trajetória dedicada à militância política, apresentando elementos fundamentais para a compreensão das transformações, lutas sociais e conflitos enfrentados pelo Brasil durante o século XX. Compondo um retrato fiel da vida e da obra de um dos mais importantes intelectuais marxistas brasileiros, o autor foca em compreender a adesão ao marxismo, considerando o livro uma biografia política, mas sem deixar de lado a importância cultural e histórica da personalidade do biografado.

 

Capa do livro "Joaquim Barbosa"

Joaquim Barbosa, de Heloisa Helena Barboza e Maria Andréa Loyola

Editora EDUERJ, 2014

Joaquim Barbosa foi notícia constante em 2013. Neste mesmo ano, foi eleito pela Revista Time como uma das cem pessoas mais influentes do mundo. O jurista brasileiro, hoje aposentado, se destacou na política brasileira atual quando ministro do Supremo Tribunal Federal. O livro conta suas experiências de vida e sua trajetória profissional, dedicada à área do direito público. Fala também sobre seu trabalho contra a discriminação racial, relação entre os poderes da República, o sistema político brasileiro e suas conquistas como ministro do STF.

 

Capa do livro "Lula do Brasil"

Lula do Brasil, de Richard Bourne

Editora Geração editorial, 2009

A biografia do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva conta a história completa do político, homem de trajetória sofrida e sindicalista. Bourne narra fatos da infância do ex-presidente, acompanha sua ascensão como líder das massas, a fundação do Partido dos Trabalhadores, fatos da ditadura militar e as incansáveis tentativas de se eleger presidente da República. Uma odisseia inigualável que se entrelaça com os principais acontecimentos do Brasil contemporâneo.

Veja também:
Plano de aula: biografia

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

4 livros para estreitar a relação entre família e escola

Obras abordam os benefícios da colaboração mútua para o desenvolvimento dos alunos

há 3 dias
Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 1 mês
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 1 mês
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.