A popularização de redes sociais, como Facebook e Instagram, fez da fotografia um elemento mais rotineiro na vida de jovens e adultos. A câmera do celular, contudo, não é o único meio de produzir imagens digitais. Para quem deseja se especializar na arte de captar imagens por meio de câmeras digitais, a internet oferece cursos de qualidade gratuitos, voltados tanto para iniciantes quanto para pessoas que já possuem alguma noção de fotografia.

Confira nove programas online que reúnem videoaulas, e-books ou apostilas digitais.

Introdução à Fotografia Digital – Escol@ Virtual
O curso é oferecido pela Escol@ Virtual, da Fundação Bradesco. Não há pré-requisitos para participar, sendo apenas necessário se inscrever no site da instituição. O curso possui 27 horas de duração e é dividido em quatro módulos: Apresentação; Luz, Câmera, Assunto e Ação; Recursos e Vantagens e Como Fotografar Melhor.

Fotografia: a Arte de transformar o mundo em imagens – UDEMY
Criado pelo fotógrafo Gilberto Sendtko e disponibilizado pela plataforma Udemy, o curso reúne 52 aulas sobre conceitos básicos a avançados da fotografia. O material aborda, ainda, a história da fotografia, a estética, a harmonia e a leitura fotográfica, além da fotografia existencial e como produzir retratos.

Curso de fotografia digital – Universidade de Harvard
A Universidade de Harvard oferece um curso online de fotografia digital, com duração de 10h a 15h. Ele é disponibilizado pela plataforma Alison e aborda configurações de exposição; lentes da câmera; processamento de fotografia; utilização de software de computador, entre outros.O curso é estruturado em videoaulas e está em inglês. Há certificado para os alunos que completarem todos os módulos e conquistarem até 80% de pontos na avaliação.

Fotografia digital com ênfase em imagem digital – Prime Cursos
Disponibilizado gratuitamente pela Prime Cursos, o programa ensina desde como segurar a câmera corretamente até recursos avançados de iluminação. É possível, ainda, conhecer o vocabulário básico da fotografia, as vantagens e desvantagens da fotografia digital, como utilizar programas de edição de fotografia, entre outras orientações.

Curso de Fotografia – Iped
Oferecido pelo Instituto Politécnico de Ensino à Distância (Iped), o programa enfoca temas como conceito e história da fotografia, o fotojornalismo, a fotografia digital, o fotógrafo e o tratamento de imagem. Além disso, as aulas visam mostrar como é o mercado de trabalho para o profissional do ramo.

Curso de Fotografia – WR Educacional
O objetivo do curso é capacitar o aluno a produzir ensaios fotográficos de média complexidade em câmera digital, explorando os recursos do equipamento, apurando o olhar fotográfico e controlando a luz natural e artificial.  O curso é ministrado por meio de três apostilas virtuais e exige de oito a 300 horas de estudos. Quando o aluno se sentir apto, ele pode se submeter a uma avaliação de múltipla escolha. Se aprovado, é possível solicitar o certificado.

Escola Pública de Fotografia
As aulas são disponibilizadas em vídeos e divididas em três módulos: básico, intermediário e avançado. O curso básico possui 26 videoaulas e uma prova para obtenção de certificado. Ainda são oferecidos desafios para testar os conhecimentos adquiridos.

Site Curso de Fotografia Grátis
O site Curso de Fotografia Grátis reúne dois módulos – Básico e Intermediário. O primeiro conta com 15 aulas e uma prova para testar os conceitos aprendidos. O programa ensina desde o que é megapixel e os tipos de câmera até como manusear o diafragma e realizar o balanço de brancos.  Já o Módulo Intermediário possui 18 aulas e três lições para serem realizadas em casa.

Veja mais:
Uso de imagens em sala de aula estimula o olhar crítico

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 3 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 3 semanas
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses
Notícias

Veja 7 livros com histórias em quadrinhos para ensinar sobre Primeira e Segunda Guerra

Obras trazem abordagens visuais e narrativas que atraem o interesse dos alunos sobre os conflitos

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.