Todos falam da importância da sociedade em rede para o desenvolvimento da sociedade e, principalmente, da educação. Em entrevista ao NET Educação, Gil Giardelli, professor na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), Miami Ad School, do CIC (Centro de Inovação e Criatividade) e da FIA-USP (Fundação Instituto de Administração), fala sobre a importância de trabalhar neste contexto, focando no compartilhamento de ideias e construção em conjunto.
NET Educação – Você acredita que a sociedade já se enxerga em rede?
Gil Giardelli – É um processo de transição, que está acontecendo ainda. Temos alunos, como a Isadora Faber, que criou o Diário de Classe para fazer denúncias da escola, que já entendem o processo de sociedade em rede, mas ainda vivemos em um processo hierárquico de ensino. No fundo, o conceito de rede é simples: viver como os índios, que atuam em grupo — eles aprendem, trabalham e se divertem sempre juntos.
NET Educação – Com a chegada das redes sociais, você acha que o conceito de colaboração humana ficou mais fácil de ser trabalhado?
Gil Giardelli – Desde a história antiga já se fala no poder da fala e com as redes sociais foi possível mostrar que todos têm o mesmo poder da fala. E a primeira grande revolução deste movimento é que não existe um único grande líder, haverá novos líderes. Porém, é um processo muito novo ainda e estamos aprendendo a viver na sociedade em rede, que visa o compartilhamento e a colaboração humana.
NET Educação – Como você vê essa onda de inovação e novas tecnologias na educação?
Gil Giardelli – Hoje 82% crianças de até 2 anos, que os pais possuem algum equipamento tecnológico, já tem “pegada” digital. É uma nova geração, que não vai consegui entender o conceito da sala de aula, onde os conteúdos estão empacotados e são repassados, de forma hierárquica, por um professor.
E a escola precisa reagir por sobrevivência, e estamos em um momento que a educação está em debate. A Inovação está vindo para mudar o cenário, mas ainda encontramos grande resistência das instituições de ensino.