A 40ª edição do Festival de Gramado, tradicional premiação do cinema nacional, concedeu o prêmio mais importante para comentado longa ‘Colegas’, que conta com o apoio cultural da NET. Além de Melhor Filme, o filme levou mais dois Kikitos: Melhor Direção de Arte e Prêmio Especial do Júri.
A cerimônia de premiação aconteceu no último sábado, dia 18 de agosto e foi realizado no Palácio dos Festivais, em Gramado. Dirigido por Marcelo Galvão e estrelado por um trio de atores com síndrome de Down, o filme ganhou repercussão nacional pela temática e o perfil dos protagonistas.
A produção visa à reflexão sobre a inclusão social dos portadores de Síndrome de Down na sociedade, de maneira leve, divertida e sem autopiedade. "O filme não é para falar sobre Síndrome de Down, mas para mostrar três atores Down contracenando com outros atores. A maior inclusão social é mostrar que eles são capazes de atuar e fazer um belíssimo filme, que emocionam as pessoas", conclui Galvão.
O diretor escreveu o roteiro inspirado em seu tio Márcio, portador de Síndrome de Down, que faleceu em 2011. Uma das intenções do longa é retratar a forma fascinante com que os portadores de Down observam o mundo. ‘Colegas’ teve sua pré-estreia na Mostra de Cinema de Paulínia 2012, que aconteceu em 1º julho, e contou com a cobertura do NET Cidade (confira vídeo abaixo).
A previsão de estreia do longa, no circuito comercial dos cinemas de todo Brasil, é 9 de novembro, com distribuição da Europa Filmes.