Alunos do ensino médio contam com a disciplina de literatura quando chegam ao 1º ano. Para ajudar no aprendizado, as aulas animadas abaixo trazem o conteúdo da sala de aula de uma forma diferente. Também, durante as explicações, os conhecimentos são testados com exercícios. Acompanhe!
No objeto de aprendizagem “Barroco”, é trabalhado o estilo literário que esteve presente nas obras do final do século XVI até o início do século XVIII. Por meio de um poema de Gregório de Matos, pode-se discutir sobre as críticas feitas para aquele período e se elas ainda existem nos dias de hoje.
Além da aula animada apontar o que pode ser destacado do estilo barroco, também é possível aprender sobre a trajetória de vida de Gregório, considerado o maior poeta barroco do Brasil e o mais importante poeta satírico da literatura em língua portuguesa, no período colonial.
Acesse aqui
Veja também:
– Aulas animadas tornam educação mais fácil e divertida
Já no objeto de aprendizagem sobre o Arcadismo, três estudantes estão na escola e precisam apresentar um seminário que trata desse estilo literário. Decidem escolher um poema e usar o placo do teatro da escola… Assim começa a aula animada. Conforme os estudantes vão se preparando, o aluno que está acompanhando a aula do outro lado do computador, também passa a saber mais sobre arcadismo e a ajudar na preparação do seminário.
O poema trabalhado é um de Cláudio Manoel da Costa, que se destacou pela sua obra poética e pelo seu envolvimento na Inconfidência Mineira. É necessário analisar trechos e responder as perguntas para prosseguir com a aula até o fim.
Outra aula animada que pretende trazer o conteúdo de forma mais lúdica trata do Romantismo. Quando Jorge e Marcos decidem fazer um graffiti no muro, eles pensam na aula de literatura para decidirem um tema para grafitarem algo bem brasileiro. O movimento literário, no Brasil, teve início com a publicação do livro de poemas "Suspiros poéticos e saudades", em 1836, e durou 45 anos.
Gonçalves Dias é o autor escolhido para trabalhar o estilo literário. Do seu poema, são tiradas as ideias do graffiti conforme são respondidas as questões ligadas ao poema.
Gostei das propostas, porém os links indicados não funcionam. Eles jogam para a pagina inicial do site.
Os links das aulas animadas não estão funcionando e gostaria de utilizá-los. Como faço para ter acesso?