Alunos do ensino médio contam com a disciplina de literatura quando chegam ao 1º ano. Para ajudar no aprendizado, as aulas animadas abaixo trazem o conteúdo da sala de aula de uma forma diferente. Também, durante as explicações, os conhecimentos são testados com exercícios. Acompanhe!


No objeto de aprendizagem “Barroco”, é trabalhado o estilo literário que esteve presente nas obras do final do século XVI até o início do século XVIII. Por meio de um poema de Gregório de Matos, pode-se discutir sobre as críticas feitas para aquele período e se elas ainda existem nos dias de hoje.
Além da aula animada apontar o que pode ser destacado do estilo barroco, também é possível aprender sobre a trajetória de vida de Gregório, considerado o maior poeta barroco do Brasil e o mais importante poeta satírico da literatura em língua portuguesa, no período colonial.
Acesse aqui
Veja também:
– Aulas animadas tornam educação mais fácil e divertida
Já no objeto de aprendizagem sobre o Arcadismo, três estudantes estão na escola e precisam apresentar um seminário que trata desse estilo literário. Decidem escolher um poema e usar o placo do teatro da escola… Assim começa a aula animada. Conforme os estudantes vão se preparando, o aluno que está acompanhando a aula do outro lado do computador, também passa a saber mais sobre arcadismo e a ajudar na preparação do seminário.
O poema trabalhado é um de Cláudio Manoel da Costa, que se destacou pela sua obra poética e pelo seu envolvimento na Inconfidência Mineira. É necessário analisar trechos e responder as perguntas para prosseguir com a aula até o fim.
Outra aula animada que pretende trazer o conteúdo de forma mais lúdica trata do Romantismo. Quando Jorge e Marcos decidem fazer um graffiti no muro, eles pensam na aula de literatura para decidirem um tema para grafitarem algo bem brasileiro. O movimento literário, no Brasil, teve início com a publicação do livro de poemas "Suspiros poéticos e saudades", em 1836, e durou 45 anos.
Gonçalves Dias é o autor escolhido para trabalhar o estilo literário. Do seu poema, são tiradas as ideias do graffiti conforme são respondidas as questões ligadas ao poema.