Um aplicativo ajudará os municípios a coletarem dados sobre crianças e adolescentes fora da escola. O projeto é fruto de uma parceria do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o Instituto TIM. Com os dados, os gestores terão acesso aos motivos pelos quais os jovens não estão no sistema de ensino e poderão criar políticas para alcançá-los.
 
O novo dispositivo será testado a partir de setembro em São Bernardo do Campo (SP), com previsão de chegar a outros 19 municípios com altos índices de crianças e adolescentes fora das salas de aula. Serão coletados, entre outros dados, informações sobre a família da criança e as condições em que vive. A tecnologia é livre e poderá ser usada em tablets e celulares. 
 
Segundo a Unicef, o Brasil possui atualmente 3,8 milhões de jovens de quatro a 17 anos fora das escolas. A maioria é do sexo masculino, negra, residente da zona rural, de famílias de baixa renda e com pais de baixa escolaridade, além de indígenas e quilombolas. O perfil foi criado a partir dos dados do Censo do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE).
 
O aplicativo foi lançado no 15º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, ocorrido em junho de 2015. 
 
Com informações da Undime
 
Veja também:
 
Subscribe
Notificar-me de
0 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Confira 4 livros sobre a participação feminina na Segunda Guerra

Obras retratam mulheres combatentes, espiãs e militantes na luta contra o nazifascismo

há 3 semanas
Notícias

Confira 6 links para explorar o bioma amazônico

Conteúdos ajudam a trabalhar em sala de aula temas como biodiversidade, clima e culturas da Amazônia

há 2 meses
Notícias

Descubra 5 livros para explorar o Bumba Meu Boi nas aulas de artes

Festa popular pode ser utilizada para desenvolver linguagens artísticas com os alunos

há 2 meses
Notícias

Inteligência artificial na escola: confira 6 materiais para apoiar e orientar o uso

Vídeos, livros e podcasts ajudam a preparar o educador para mediar a aplicação da nova tecnologia na aprendizagem

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.