Conteúdo novo entre os alunos dos anos finais do ensino fundamental e do médio, o estudo da física de partículas é o tema do curta-metragem “Quarks e Léptons”. O filme está disponível online e faz parte do projeto Animafísica. O objetivo é servir como ferramenta de ensino e de divulgação científica para jovens estudantes.
A produção relata a visão mais moderna e atual do modelo atômico, formada por quarks e léptons. “Os prótons e nêutrons são formados por quarks e os elétrons que orbitam em torno do núcleo – formado por prótons e nêutrons – são da família dos léptons. Portanto, quarks e léptons formam os átomos”, ensina o professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador do Animafísica, Marcelo Moraes Guzzo.
“Os átomos são a base de tudo que a gente conhece: das moléculas, das macromoléculas, dos corpos macroscópicos, nós mesmos, planetas, galáxias e aglomerado de galáxias”, complementa.
Além da animação, a equipe de físicos preparou vídeos explicando os conteúdos mais específicos que são mencionados no filme, como, por exemplo, partículas elementares, aceleradores de partículas e raios cósmicos. “Esse material de apoio pode ser usado por professores e alunos”, recomenda.
Segundo o educador, a questão do modelo atômico faz parte da Base Nacional Curricular Comum (BNCC). “Embora não se faça menção a quarks, a estrutura íntima da matéria, o modelo atômico mais atual passa por eles e pelos léptons. Esses, sim, os constituintes finais da matéria. Portanto, o vídeo tem tudo a ver para auxiliar professores”, afirma.
O projeto teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Veja mais:
Peer instruction: metodologia ativa ensina física por meio da troca de conhecimento entre alunos
Astronomia é ponto de partida para ensinar matemática, física, química e geografia
Professor usa quadrinhos para explicar noções de sica