O site Escola em Pauta permite que qualquer aluno da rede pública ou particular crie, gratuitamente, seu jornal. A iniciativa oferece, ainda, vídeos e materiais informativos que explicam como usar a plataforma e como elaborar pautas, entrevistas e matérias.
Alguns serviços, como revisão por parte da equipe da ONG, são oferecidos somente para parceiros, como a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Os jornais das escolas estudais ficam disponíveis para consultas em uma galeria.
Segundo a Parceiros da Educação, a ferramenta é indicada para todas as etapas do ensino básico e tem como objetivo promover nas crianças e jovens o senso crítico, autonomia e competências leitora e escritora, além de desenvolver o estudo da língua portuguesa de forma diversificada.
“O projeto foi um auxílio transdisciplinar, ajudando na oralidade, na escrita, na leitura e fez ainda com que toda a escola se engajasse nas produções textuais. Hoje, temos um jornal produzido por uma escola inteira”, relata a professora da EE Raul Humaitá, de São Paulo (SP), Jocileide Moricone.
A iniciativa foi elaborada pela ONG Parceiros da Educação com o apoio do Joca, jornal impresso feito exclusivamente para crianças.
Saiba mais:
Jornal exclusivo para crianças é ferramenta para a formação