O universo das brincadeiras sempre encantou Renata Meirelles. “Na época da faculdade, quando cursava Educação Física, iniciei um projeto em parceria com uma amiga para levar brincadeiras às escolas”, relembra a educadora. Os encontros, segundo Renata, foram fundamentais para diversificar seu repertório de brincadeiras e também para despertar o desejo de compartilhá-lo com outras crianças. Envolvida em pesquisas e com a certeza de que “só se aprende a brincar, brincando”, Renata começou a viajar, propondo momentos lúdicos com as crianças dos locais por onde passava e registrando as atividades por meio de vídeos, fotografias e áudios.
O acervo de brincadeiras, no entanto, realmente “tomou corpo” após uma ida da educadora à Amazônia, em 1999, e a concretização do Projeto Bira, que tem como objetivo reconhecer a cultura do brincar nas populações ribeirinhas e promover o intercâmbio com outras comunidades. O projeto é apenas um dos temas discutidos nesta entrevista com a educadora e pesquisadora de brinquedos e brincadeiras Renata Meirelles Dias de Carvalho, que afirma: “a brincadeira é a expressão máxima da criança”.
NET EDUCAÇÃO – Quais habilidades as brincadeiras são capazes de trabalhar?
NET Educação – Quais tipos de brinquedos e brincadeiras estão mais aptos a desenvolver habilidades em crianças e adolescentes?
NET EDUCAÇÃO – É importante que as instituições de ensino reservem um tempo para o ‘brincar’? Por quê?
Já no Ensino Fundamental, a história da brincadeira ser utilizada como meio de aprendizado é um problema. Isso porque o adulto tem muito problema de acreditar no potencial da brincadeira por si só e o papel do adulto, quando envolvido com atividades desse tipo, é permitir que elas aflorem.
NET EDUCAÇÃO – A aprendizagem dos adultos, quando em contato com as brincadeiras, é significativa?
NET EDUCAÇÃO – Como escolher e sugerir brinquedos e brincadeiras para um determinado grupo? O que é preciso levar em conta?
É importante que o adulto sugira as brincadeiras por seu repertório e experiência. No entanto, a sugestão deve ser moldada juntamente com as crianças, pois a partir do que elas têm vontade de fazer constrói-se um repertório de brincadeiras. É assim que você fica pronto para aplicar a brincadeira correta. O leque de opções de brincadeiras é sempre muito amplo e depende de cada educador, pode-se trabalhar jogos, brincadeiras com cantigas, trabalhos artesanais, entre outros.
NET EDUCAÇÃO – Os brinquedos e brincadeiras são indicadores para o conhecimento de uma cultura? O que apontam, por exemplo?
Acima de tudo os brinquedos revelam uma criança universal, que se repete nos seus próprios movimentos. Mais do que achar as diferenças de cada região, os brinquedos ajudam no reconhecimento das igualdades entre as crianças enquanto brincam. E essa característica é própria da infância e não da cultura regional; a cultura da infância é muito própria. Há brinquedos e brincadeiras que aparecem no mundo todo, por exemplo: pião, bolinha de gude, pular corda; o que mudam são as regras, o nome do objeto e por vezes até o objeto em si e isso é cultural. Porém antes da diversidade cultural, somos todos iguais e buscamos coisas muito semelhantes e os brinquedos revelam isso.
NET Educação – Por que julga importante que diferentes culturas troquem entre si seu repertório de brinquedos e brincadeiras?
Porque as crianças se reconhecem nas diferenças. Quando uma criança entra em contato com outra que possui regras diferentes de brincar, rapidamente criam maneiras de se reconhecer.
NET Educação – Levando em consideração a aprendizagem, quais tipos de brincadeiras as famílias devem estimular com seus filhos?
A minha dica é a seguinte: que os pais comecem por aquilo que mais conhecem, fazendo um resgate da infância deles, sem a preocupação de que estejam descontextualizados. Tudo que vem dos pais reflete uma verdade para as crianças. É importante o fazer junto, de maneira que a brincadeira considere o jeito de brincar de cada um dos envolvidos. Para isso, sugiro mais momentos em áreas externas; as crianças estão cada vez mais internas e os pais são ótimos mediadores para promover tais atividades.
NET EDUCAÇÃO – O que é o projeto Bira? Quais seus objetivos?
O projeto Bira busca reconhecer a cultura do brincar nas populações ribeirinhas da Amazônia e promover o intercâmbio com outras comunidades. Para isso, uso como metodologia o brincar junto, em uma espécie de metodologia compartilhada. O que eu mais quero, com isso, é que as pessoas se encontrem pela brincadeira. Não tenho a proposta de um produto específico. O ideal é que as pessoas reconheçam que existem crianças na Amazônia e que elas são as grandes reveladoras de uma cultura extremamente rica.
Para saber mais:
Giramundo e outros brinquedos e brincadeiras dos meninos do Brasil, Renata Meirelles, Editora Terceiro Nome.
Sobre o autor: