Sem dúvida, o currículo escolar oferece uma série de conhecimentos importantes para a vida dos alunos. Mas isso não significa que as atividades extracurriculares podem ser deixadas de lado. Como, muitas vezes, elas podem ser selecionadas pelos estudantes, elas representam um momento de autonomia, no qual os alunos deixam de ser um mero “receptor” de conteúdos e tornam-se cada vez mais responsáveis pelo desenvolvimento da própria aprendizagem.

Além disso, quando um aluno que tem dificuldade na sala de aula se descobre talentoso em esportes ou artes, ele desenvolve uma visão mais positiva de si, e esse fortalecimento em sua autoestima certamente melhora seu desempenho escolar.

Veja como algumas das atividades extracurriculares oferecidas mais tradicionalmente podem beneficiar seus alunos:

Música

Um estudo realizado pelo departamento de psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) com mais de 200 estudantes entre 8 e 10 anos revelou que os alunos que tinham aulas de música mostravam desempenho melhor em leitura e em matemática. Nas aulas oferecidas aos alunos pelo estudo, as crianças cantavam, compunham canções, improvisavam com sons e faziam exercícios rítmicos com a flauta doce. Vale lembrar que, hoje, o ensino de Música nas escolas já é obrigatório (mesmo que na disciplina de Artes)

Xadrez

Já é conhecido o benefício que os aprendizados de lógica podem trazer aos alunos. O xadrez, além de ter um aspecto lúdico que ajuda a interessar as crianças, é uma ótima forma de incluí-las. Um estudo da Universidade de Hong Kong mostrou que estudantes que jogam xadrez podem ter notas até 15% melhores após o início da prática.

Línguas Estrangeiras

O aprendizado de outra língua, além de abrir muitas portas na vida profissional, traz uma série de benefícios para a vida escolar e para a saúde. Além de melhoras na criatividade e no raciocínio, um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia mostrou, também, que pessoas bilíngues são melhores em realizar diversas tarefas ao mesmo tempo.

Esportes

Além de sua importância para a saúde dos alunos, os esportes também oferecem a eles experiências muito importantes: exigem cooperação, tomada rápida de decisões, reconhecimento das diferenças pessoais e consciência das próprias forças e limitações. Eles também podem cumprir com um importante papel de socialização para os estudantes.

Artes

O projeto Arte na Escola, da Fundação Iochpe, concluiu que o contato com artes plásticas, dança e cinema pode melhorar o desempenho geral dos estudantes. O projeto tomou como base resultados da Prova Brasil aplicada a alunos de escolas públicas onde os professores do projeto atuam. O desempenho dos alunos dessas escolas em Língua Portuguesa foi, em média, 2,7 pontos melhor que o dos alunos de outras escolas.

Subscribe
Notificar-me de
0 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Confira 4 livros sobre a participação feminina na Segunda Guerra

Obras retratam mulheres combatentes, espiãs e militantes na luta contra o nazifascismo

há 3 semanas
Notícias

Confira 6 links para explorar o bioma amazônico

Conteúdos ajudam a trabalhar em sala de aula temas como biodiversidade, clima e culturas da Amazônia

há 2 meses
Notícias

Descubra 5 livros para explorar o Bumba Meu Boi nas aulas de artes

Festa popular pode ser utilizada para desenvolver linguagens artísticas com os alunos

há 2 meses
Notícias

Inteligência artificial na escola: confira 6 materiais para apoiar e orientar o uso

Vídeos, livros e podcasts ajudam a preparar o educador para mediar a aplicação da nova tecnologia na aprendizagem

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.