Em tempos de mundial de futebol, levar o evento para dentro da sala de aula pode ser uma boa maneira de engajar os alunos. Explorar o assunto não é difícil, basta um pouco de criatividade para incluir a Copa em quase todas as disciplinas da Educação Básica.
Mas vale lembrar que não se pode ‘forçar a mão’ para se trabalhar com esses conteúdos. É preciso ter contexto e um planejamento adequado. Um bom exemplo é o do projeto Física em Cena, cujos autores lançaram neste mês uma série de vídeos chamada Física na Copa, com uma seleção de dicas sobre como unir tecnologia e educação com exercícios ligados à Copa do Mundo.
Para os professores de História e Literatura, uma série de livros também podem ajudar na elaboração das atividades. Uma ideia é utilizar grandes autores que já escreveram sobre futebol, como Nelson Rodrigues e Carlos Drummond de Andrade, para ensinar gêneros literários como as crônicas, por exemplo, e inspirar a prática entre os alunos. Nas aulas de História, as seleções podem render longas discussões sobre as nações, seus conflitos, aspectos culturais e sociais – além do estudo da história do esporte, evidentemente, ou sobre o contexto político e social dos países sede do evento ao longo das décadas.
Abaixo, confira algumas dicas e conteúdos para inserir o futebol em diferentes disciplinas:
– Física e Matemática: utilizar os lances com a bola para ensinar conteúdos relacionados a ângulos, força, velocidade, movimentos, cálculos de área e perímetro, por exemplo.
Materiais de referência: Física na Copa.
– História: ensinar fatos históricos atrelados às datas do evento ou fazer um especial sobre os principais fatos históricos envolvendo as principais seleções.
Materiais de referência: Os livros O Drible e Meu Pequeno Brasileiro são duas ficções que narram como o futebol pode estar atrelado a fatos históricos
– Língua Portuguesa e Literatura: com base em boas leituras, pedir para que os alunos escrevam crônicas ou poemas sobre o futebol ou sobre seus jogares e times favoritos
Materiais de referência: Os livros À Sombra das Chuteiras Imortais, de Nelson Rodrigues, e Quando é Dia de Futebol, de Carlos Drummond de Andrade, contam com poemas e crônicas destes dois grandes autores brasileiros que podem inspirar os alunos. Eles também estão ligados à história do futebol e podem ser utilizados em aulas de História.
– Geografia: explicar as diferenças geográficas – políticas e geofísicas – dos países que participam do evento. Uma ideia é apresentar os motivos de jogadores sentirem dificuldades físicas em jogar fora de casa. Ou, ainda, trabalhar os horários dos jogos e as noções de fuso horário.
Materiais de referência: O canal Oficina do Estudante, no Youtube, separou algumas aulas em que o futebol pode estar relacionado com a Geografia.