Em tempos de mundial de futebol, levar o evento para dentro da sala de aula pode ser uma boa maneira de engajar os alunos. Explorar o assunto não é difícil, basta um pouco de criatividade para incluir a Copa em quase todas as disciplinas da Educação Básica.

Mas vale lembrar que não se pode ‘forçar a mão’ para se trabalhar com esses conteúdos. É preciso ter contexto e um planejamento adequado. Um bom exemplo é o do projeto Física em Cena, cujos autores lançaram neste mês uma série de vídeos chamada Física na Copa, com uma seleção de dicas sobre como unir tecnologia e educação com exercícios ligados à Copa do Mundo.

Para os professores de História e Literatura, uma série de livros também podem ajudar na elaboração das atividades. Uma ideia é utilizar grandes autores que já escreveram sobre futebol, como Nelson Rodrigues e Carlos Drummond de Andrade, para ensinar gêneros literários como as crônicas, por exemplo, e inspirar a prática entre os alunos. Nas aulas de História, as seleções podem render longas discussões sobre as nações, seus conflitos, aspectos culturais e sociais – além do estudo da história do esporte, evidentemente, ou sobre o contexto político e social dos países sede do evento ao longo das décadas.

Abaixo, confira algumas dicas e conteúdos para inserir o futebol em diferentes disciplinas:

– Física e Matemática: utilizar os lances com a bola para ensinar conteúdos relacionados a ângulos, força, velocidade, movimentos, cálculos de área e perímetro, por exemplo.

Materiais de referência: Física na Copa.

– História: ensinar fatos históricos atrelados às datas do evento ou fazer um especial sobre os principais fatos históricos envolvendo as principais seleções.

Materiais de referência: Os livros O Drible Meu Pequeno Brasileiro são duas ficções que narram como o futebol pode estar atrelado a fatos históricos

– Língua Portuguesa e Literatura: com base em boas leituras, pedir para que os alunos escrevam crônicas ou poemas sobre o futebol ou sobre seus jogares e times favoritos

Materiais de referência: Os livros À Sombra das Chuteiras Imortais, de Nelson Rodrigues, e Quando é Dia de Futebol, de Carlos Drummond de Andrade, contam com poemas e crônicas destes dois grandes autores brasileiros que podem inspirar os alunos. Eles também estão ligados à história do futebol e podem ser utilizados em aulas de História.

– Geografia: explicar as diferenças geográficas – políticas e geofísicas – dos países que participam do evento. Uma ideia é apresentar os motivos de jogadores sentirem dificuldades físicas em jogar fora de casa. Ou, ainda, trabalhar os horários dos jogos e as noções de fuso horário.

Materiais de referência: O canal Oficina do Estudante, no Youtube, separou algumas aulas em que o futebol pode estar relacionado com a Geografia.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

19 planos de aula para ensinar história do Brasil

Materiais abordam povos originários, colonização, escravismo, repúblicas e ditadura

há 3 semanas
Notícias

4 livros para estreitar a relação entre família e escola

Obras abordam os benefícios da colaboração mútua para o desenvolvimento dos alunos

há 3 semanas
Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 2 meses
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.