A formação docente oferece o aprofundamento teórico e metodológico para as atividades do professor em sua prática diária. Também são importantes nesse processo outros elementos, como as interações escolares, as condições de trabalho, o currículo, as trocas com os colegas e os espaços de formação continuada.
A reflexão sobre os saberes docentes e suas práticas é capaz de interferir positivamente no trabalho do educador e ajuda a transformar realidades. Essa é a proposta dos oito livros sugeridos a seguir, que ainda analisam as necessidades, desafios e contextos de atuação desses profissionais no mundo contemporâneo.
Docência em questão: discutindo trabalho e formação
Flavinês Rebolo, Leny Rodrigues Martins Teixeira e Maria Aparecida de Souza Perrelli (org), Mercado das Letras, 2012
Os textos apresentam discussões e reflexões sobre o professor, o seu trabalho e a sua formação no mundo contemporâneo. Eles abordam o modo como o trabalho docente está organizado, as funções e espaços formadores e os processos de formação inicial e continuada. Também se discute o bem-estar do educador, o currículo, o estágio e as formações em contextos específicos.
Saberes pedagógicos e atividade docente
Selma Garrido Pimenta (org.), Cortez Editora, 1999
O livro expõe análises que ajudam os professores a compreenderem os contextos histórico, sociais e organizacionais nos quais a atividade docente é fundamentada. Discutem-se, ainda, os papéis e estruturas das formações inicial e continuada, assim como a necessidade de construção de uma identidade do educador que seja crítica.
O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência
Claude Lessard e Maurice Tardif, Editora Vozes, 2005
Os autores são membros de um importante centro de pesquisa canadense sobre o tema, o Centro de Pesquisa Interuniversitária sobre a Formação e a Profissão Docente (CRIFPE). O livro é dividido em sete capítulos, que discutem o papel do professor, as interações escolares, as relações organizacionais e sociais do trabalho, as condições de trabalhos, os objetivos, entre outros.
Aprendizagem da docência: pesquisas e práticas formativas em ambiente escolar
Ana Lúcia Manrique (org.), Editora Appris, 2014
Os textos que compõem o livro reúnem reflexões sobre as práticas formativas de futuros professores desenvolvidas em projetos de ciências exatas vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). As práticas educativas foram desenvolvidas em escolas públicas do estado de São Paulo.
Formação para a docência profissional – saberes e práticas pedagógicas
Betania Leite Ramalho, Claudio Pinto Nunes e Nilme Margarida de Castro Crusoé (org.), Editora Liber Livro, 2014
A obra é organizada em nove capítulos que assinalam questões sobre a formação para a docência, os saberes docentes e as práticas pedagógicas. A abordagem dos pesquisadores parte das referências teóricas e epistêmicas da educação. Também se discute a demarcação desse campo com fronteiras de outras áreas do conhecimento, como a sociologia e a psicologia.
A pesquisa na formação e no trabalho docente
Júlio Emílio Diniz-Pereira e Kenneth M. Zeichner (org.), Editora Autêntica, 2012
O livro estimula uma investigação autorreflexiva dos docentes, com o objetivo de auxiliar esses profissionais a mudarem suas realidades por meio da observação e da análise das práticas.
Pedagogia e prática docente
Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, Cortez Editora, 2012
O livro investiga as contribuições da pedagogia à prática docente e estabelece diálogo com importantes pedagogos contemporâneos, nacionais e estrangeiros. Assim, esclarece como o conhecimento pedagógico pode dialogar com professores e auxiliá-los em suas reflexões.
Docência – Desafios teóricos e práticos da profissão
Cristina Helena Bernardini, 7 Letras, 2009
Pensar os problemas, desafios e avanços da atividade docente é a proposta deste livro, que apresenta abordagens e práticas educacionais diversas. A obra traça uma visão crítica das questões relacionados ao campo disciplinar da docência e um panorama das dificuldades da educação brasileira.
Veja mais:
6 orientações para melhorar o trabalho colaborativo entre professores
Professores refletem sobre desafios do trabalho docente em série de vídeos da UFMG
Crédito da imagem: AndreaObzerova – iStock