Assim como ocorre em todas as profissões, desafios pessoais e profissionais se apresentam para os professores em início de carreira. Além da busca por construir suas próprias práticas escolares, há questões políticas e sociais vividas diariamente no cotidiano das instituições de ensino do país, que podem exigir outras habilidades além da paixão por ensinar.

Para ajudar esses novos educadores, docentes experientes e pesquisadores reuniram considerações valiosas em livros variados. A seguir, você confere um compilado com cinco dessas obras que não podem faltar na estante de recém-formados, jovens licenciados, residentes e estagiários.

 

Professores iniciantes – O papel da escola em sua formação

Maévi Anabel Nono, Editora Mediação, 2011
Professora de cursos de formação docente no país, a autora destaca a importância que as primeiras experiências profissionais dos educadores têm para o prosseguimento de sua carreira. Além disso, ressalta também a atenção que os gestores escolares devem ter com os iniciantes visando apoiá-los e orientá-los.

 

O professor iniciante: sentidos e significado do trabalho docente

Katia Augusta Curado Pinheiro e Shirleide Pereira da Silva Cruz, Paco Editorial, 2018
A obra reúne pesquisas que podem colaborar com processos de formação inicial e de acompanhamento do professor iniciante na sua rede de ensino. Gênero, trabalho pedagógico com a alfabetização, sentido político, desafios e descobertas são alguns dos temas abordados. Além disso, o livro compreende o início da docência como um momento fundamental de reconhecimento e pertencimento da profissão.

 

Carta a um jovem professor

Philippe Meirieu, Editora Penso, 2006
A obra procura apresentar ao professo iniciante, frente aos seus primeiros desafios profissionais, que não existe contradição entre seu projeto pessoal e as exigências da escola. Orienta sobre como se dedicar à transmissão de saberes e, ao mesmo tempo, assumir a dimensão política do trabalho. “Procurei não evitar nenhuma pergunta e situar-me onde as tensões são mais agudas hoje”, diz o autor na abertura.

 

Conversas com um jovem professor

Leandro Karnal, Editora Contexto, 2012
Na sua conversa com o leitor, o autor deixa de lado citações de grandes obras e foca em experiências em classe – tanto nas que foram bem sucedidas quanto aquelas que lhe trouxeram arrependimento posterior. Em pauta, problemas cotidianos daqueles que lecionam: como dar aula, corrigir provas, o que é necessário lembrar numa reunião com os pais e como realmente lidar com as práticas escolares.

 

10 lições aos estudantes de pedagogia – Refletindo sobre a prática pedagógica

Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Paco Editorial, 2017
A autora compartilha com os leitores experiências que aprendeu no decorrer de sua carreira profissional, assim como situações reais que a ajudaram a construir sua prática docente em sala de aula. “A formação de um professor se dá no cotidiano”, destaca.

Crédito da imagem principal: monkeybusinessimages – iStock

Deixe um comentário

Please Login to comment

Talvez Você Também Goste

Notícias

Professores da rede pública discutem temas da profissão em websérie online

 “Você só dá aula?” aborda gestão democrática, escola sem partido, formação e outros

há 1 ano
Notícias

8 livros para saber mais sobre a formação e o trabalho docente

Obras oferecem aprofundamento teórico e metodológico para orientar a atuação do professor no mundo contemporâneo

há 1 ano
Notícias

Publicação da Unesco analisa formação de professores no Brasil

Livro aborda experiências inovadoras e perfis de estudantes e formadores dos cursos de licenciatura

há 1 ano
Notícias

Livro online analisa impacto do Programa Pibid na formação docente

Obra reúne experiências realizadas no Rio Grande do Sul nas graduações de pedagogia e artes

há 3 anos

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.