Assim como ocorre em todas as profissões, desafios pessoais e profissionais se apresentam para os professores em início de carreira. Além da busca por construir suas próprias práticas escolares, há questões políticas e sociais vividas diariamente no cotidiano das instituições de ensino do país, que podem exigir outras habilidades além da paixão por ensinar.
Para ajudar esses novos educadores, docentes experientes e pesquisadores reuniram considerações valiosas em livros variados. A seguir, você confere um compilado com cinco dessas obras que não podem faltar na estante de recém-formados, jovens licenciados, residentes e estagiários.
Professores iniciantes – O papel da escola em sua formação
Maévi Anabel Nono, Editora Mediação, 2011
Professora de cursos de formação docente no país, a autora destaca a importância que as primeiras experiências profissionais dos educadores têm para o prosseguimento de sua carreira. Além disso, ressalta também a atenção que os gestores escolares devem ter com os iniciantes visando apoiá-los e orientá-los.
O professor iniciante: sentidos e significado do trabalho docente
Katia Augusta Curado Pinheiro e Shirleide Pereira da Silva Cruz, Paco Editorial, 2018
A obra reúne pesquisas que podem colaborar com processos de formação inicial e de acompanhamento do professor iniciante na sua rede de ensino. Gênero, trabalho pedagógico com a alfabetização, sentido político, desafios e descobertas são alguns dos temas abordados. Além disso, o livro compreende o início da docência como um momento fundamental de reconhecimento e pertencimento da profissão.
Carta a um jovem professor
Philippe Meirieu, Editora Penso, 2006
A obra procura apresentar ao professo iniciante, frente aos seus primeiros desafios profissionais, que não existe contradição entre seu projeto pessoal e as exigências da escola. Orienta sobre como se dedicar à transmissão de saberes e, ao mesmo tempo, assumir a dimensão política do trabalho. “Procurei não evitar nenhuma pergunta e situar-me onde as tensões são mais agudas hoje”, diz o autor na abertura.
Conversas com um jovem professor
Leandro Karnal, Editora Contexto, 2012
Na sua conversa com o leitor, o autor deixa de lado citações de grandes obras e foca em experiências em classe – tanto nas que foram bem sucedidas quanto aquelas que lhe trouxeram arrependimento posterior. Em pauta, problemas cotidianos daqueles que lecionam: como dar aula, corrigir provas, o que é necessário lembrar numa reunião com os pais e como realmente lidar com as práticas escolares.
10 lições aos estudantes de pedagogia – Refletindo sobre a prática pedagógica
Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Paco Editorial, 2017
A autora compartilha com os leitores experiências que aprendeu no decorrer de sua carreira profissional, assim como situações reais que a ajudaram a construir sua prática docente em sala de aula. “A formação de um professor se dá no cotidiano”, destaca.
Crédito da imagem principal: monkeybusinessimages – iStock