A palavra mitologia sinaliza um conjunto de histórias sem autoria definida que foram transmitidas oralmente entre gerações. Tais mitos são protagonizados por seres fantásticos que encarnam as forças da natureza e também aspectos da condição humana. No caso específico da mitologia grega, conhecer suas lendas ajuda a entender não apenas a civilização que influenciou a cultura ocidental como também a refletir sobre aspectos do amor, morte, felicidade, raiva, entre outros sentimentos e emoções humanas.

Por meio da interação entre deuses e mortais, as lendas da Grécia Antiga trazem questões fundamentais sobre a origem do universo e do homem, existência humana e sentido da vida. Confira, a seguir, sete indicações de livros que ajudam a apresentar os principais mitos gregos para os alunos da educação básica.

Mitos gregos para jovens leitores

Nathaniel Hawthorne, Editora Principis, 2020.
Os mitos gregos são recontados com dinamismo e criatividade a partir da história do jovem Eustáquio, que apresenta esta parte importante da cultura da Grécia Antiga a uma turma de crianças durante uma temporada em uma casa de campo. As viagens do herói Hércules, o encontro de Perseu com a icônica Medusa e outros mitos importantes são apresentados ao grupo.

O livro de ouro da mitologia: Histórias de deuses e heróis

Thomas Bulfinch, Editora HarperCollins, 2017.
Escrito por Bulfinch, célebre historiador norte-americano falecido em 1867, a obra é ainda hoje uma referência de divulgação da mitologia em escolas e universidades de todo o mundo. O autor traz um compilado dos melhores mitos gregos, nos quais ninfas e heróis veem seus destinos nas mãos de caprichosos deuses.

Tudo o que você precisa saber sobre mitologia

Tudo o que você precisa saber sobre mitologia

Kathleen Sears, Editora Gente, 2015
Os capítulos se dedicam a cada imortal e mortal da mitologia grega e romana, apontando os pontos em que os mitos se encontram. O livro ainda ajuda o leitor a desvendar perguntas como: quem Zeus puniu por desobediência? De quem Hera se vingou? Quais são os 12 trabalhos de Hércules? Édipo era mesmo apaixonado pela mãe?

As 100 melhores histórias da mitologia

As 100 melhores histórias da mitologia

A. S. Franchini e Carmen Seganfredo, Editora L&PM, 2003
A guerra de Tróia, os doze trabalhos de Hércules, o amor entre Cupido e Psique, a desgraça de Édipo e o retorno de Ulisses a Ítaca são alguns dos mitos compilados neste livro, que narra a história com uma prosa acessível a todos os leitores.

Contos e lendas da mitologia grega

Contos e lendas da mitologia grega

Claude Pouzadoux, Editora Seguinte, 2001
As grandes histórias da mitologia grega estão reunidas neste livro, que também traz um apêndice para auxiliar na contextualização histórica das narrativas apresentadas.

Mitos gregos: nas tramas das deusas

Charlotte Higgins, Editora Zahar, 2022.
As histórias são recontadas pelo olhar das personagens femininas, que ganham destaque na narrativa. As trajetórias de Hera, Medeia, Ártemis, Cassandra, Clitemnestra e outras são apresentadas em contos de amor, aventura e magia.

As 14 pérolas da mitologia grega

Ilan Brenman, Escarlate, 2014
O livro infanto-juvenil ilustrado por Ionit Zilberman resgata 14 mitos gregos que trazem Zeus, seus irmãos e filhos como protagonistas.

Veja mais:

Plano de aula: Grécia Antiga e sua influência no mundo atual

Plano de aula – Aspectos filosóficos na mitologia grega

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

4 livros que abordam a relação do fascismo com os tempos atuais

Obras analisam o passado para entender as semelhanças e diferenças com o presente

há 2 meses
Notícias

10 tirinhas para trabalhar conteúdos na escola de maneira criativa

Personagens ajudam a ensinar história, geografia, biologia, habilidades socioemocionais e a discutir temas sociais relevantes

há 2 meses
Notícias

10 iniciativas para prevenir e lidar com a violência nas escolas

Medidas ajudam a intervir adequadamente em conflitos e estimulam diálogo, empatia e cooperação

há 3 meses
Notícias

6 planos de aula para ensinar gêneros textuais

Objetivo é familiarizar aluno com uso e função de diferentes textos que circulam na sociedade

há 3 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.