Ao lado do consumo consciente, a reciclagem é uma das ações voltadas para economizar recursos naturais e preservar o meio ambiente. Na escola, o assunto pode ser discutido por meio de aulas teóricas e práticas, como oficinas de produção de papel, de sabão artesanal ou mesmo implantação de coleta seletiva.

Confira seis links que ajudam a introduzir o assunto em sala de aula e a despertar a conscientização de alunos dos ensinos fundamental e médio.

Oficina socioambiental – Atividade de reciclagem
A professora Edivânia Clemente de Souza promoveu uma oficina de reciclagem com os alunos do 5° ano da escola municipal Maria da Conceição Ataíde, em Coronel Fabriciano (MG). Os estudantes aprenderam a fazer um jardim utilizando garrafas pets. A atividade foi organizada com o apoio do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

Vamos reciclar plásticos?
A aula de química número 46 do Telecurso 2000 discute quais são as etapas da reciclagem do plástico, tendo como foco os alunos do ensino médio.

Plano de aula – Reciclagem
As professoras Cláudia Regina de Souza Galdino e Heloisa Helena Pita Prado desenvolveram uma aula voltada para os alunos do ensino fundamental I, cujos objetivos são conscientizar sobre a importância da reciclagem e como fazê-la corretamente.

Artigo – A importância da reciclagem no ensino médio
As professoras Clara Lauana Santos da Silva e Marcela Batista Antunes Pereira apresentam alguns pontos observados durante o estágio realizado na escola de ensino fundamental e médio Prof.ª Isabel Maracaípe, de Itupiranga (PA). O objetivo das atividades era despertar na turma o censo de preservação do ambiente escolar, os danos causados pelo excesso de lixo no meio ambiente e a produção de sabão líquido com óleo de cozinha.

Artigo – Lixo e reciclagem como tema motivador no ensino de química
O artigo relata as atividades de educação ambiental desenvolvidas na escola municipal Monsenhor Stanislaw, em Olivedos (PB). O objetivo foi desenvolver ações educativas ambientais articuladas com o ensino de química, como a implantação de coleta seletiva na instituição, oficinas de reciclagens tais como a de papel reciclado, óleo utilizado em frituras para fabricação de sabão e reutilização de garrafas pets.

Como reciclar papel velho?
Apresentado por Iberê Thenório, o canal de YouTube “Manual do Mundo” ensina um experimento de química para reciclar papel usado em casa ou na escola. O experimento necessita de balde, liquidificador e tela.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Notícias

Em Crateús (CE), escola se tornou protagonista de projeto de educação ambiental

Projeto Leve foi idealizado por Luís Salvatore, um dos vencedores do Prêmio Empreendedor Social 2015

há 8 anos
Notícias

5 livros para conhecer mais sobre didática

Área da ciência pedagógica ajuda o professor a desenvolver estratégias de ensino eficazes

há 4 semanas
Notícias

Veja 5 links para conhecer as histórias de rainhas africanas

Para especialista, conteúdos ajudam os alunos a resgatarem a herança cultural da África

há 1 mês
Notícias

Confira 9 links para promover uma educação socioambiental na escola

Materiais propõem debate sobre temas como desigualdade social e desenvolvimento sustentável

há 2 meses

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.