O uso de energias alternativas, como a solar e a eólica, aponta para uma possível solução de problemas locais e mundiais. “A lista inclui a preservação do meio ambiente, o crescimento econômico e a crescente demanda global, a independência e segurança energética de países prisioneiros da volatilidade do mercado fornecedor de energia não renovável, e a sustentabilidade, isto é, o uso dos recursos naturais com responsabilidade e comprometimento com as futuras gerações”, lista o professor de geografia, Allan da Silva.
A geografia orienta em seus conteúdos curriculares, elaborados a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o estudo das fontes de energias tradicionais e alternativas a partir do sexto ano do ensino fundamental até o último ano do ensino médio. “A eletricidade mais sustentável está intimamente conectada aos diversos temas que compõem a disciplina, como o meio ambiente, os processos de industrialização, a geopolítica global, a logística de transportes e a economia do mundo”, justifica o educador.
A seguir, selecionamos seis links com conteúdos que ajudam os professores de geografia e biologia a entenderem melhor o panorama das fontes de energia alternativas no Brasil e no mundo.
Cartilha da Aneel sobre a energia eólica no país
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) elaborou um fascículo em que apresenta a disponibilidade de recursos e o potencial eólico do Brasil. O documento também contextualiza a atual importância da geração de energia produzida com a força dos ventos no país, assim como os tipos de tecnologia utilizados para transformá-lo em energia.
Jornal da USP – reportagens sobre energia eólica
Nos últimos três anos, o jornal da Universidade de São Paulo (USP) produziu periodicamente reportagens que registram o avanço da energia eólica no setor de produção de eletricidade brasileiro. Além disso, as matérias noticiam as pesquisas acadêmicas desenvolvidas na área.
Estudos do Fotovoltaica-UFSC
O grupo Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da Universidade Federal de Santa Catarina (Fotovoltaica-UFSC) desenvolve estudos nas diversas áreas de aplicação da energia solar no Brasil, com foco principalmente nos chamados edifícios solares fotovoltaicos. Tais empreendimentos são elaborados a partir de sistemas fotovoltaicos integrados ao entorno, construídos e interligados à rede elétrica pública.
Levantamento da Câmara dos Deputados sobre energia solar
A Câmara dos Deputados desenvolveu, em 2017, um documento que traça um panorama sobre o uso de raios solares para a produção de energia elétrica no Brasil. O levantamento “Energia solar no Brasil: situação e perspectivas”, foi elaborado pelo consultor legislativo da área de recursos minerais, hídricos e energéticos, Rodrigo Limp Nascimento.
Plano de aula – Energias renováveis
Voltado para as aulas de biologia do ensino médio, este plano de aula desenvolvido pela professora Maria Luiza Ledesma tem como objetivo identificar as vantagens e desvantagens da utilização da energia solar e da energia eólica; compreender o funcionamento das placas fotovoltaicas e dos aerogeradores na geração de eletricidade e apresentar aos alunos alguns parques e usinas solares e eólicas do Brasil.
Canal Educatube – Norte Geográfico
O Canal Educatube – Norte Geográfico é uma iniciativa do professor de geografia de Mariporã (SP), Rhaian de Souza. O educador produziu uma série de vídeos para explicar o funcionamento e a atual importância das energias eólica, solar e das hidrelétricas para o país.
Bom dia professor!
O senhor poderia me explicar a velocidade constante e a velocidade variável.
Também gostaria de saber um pouco mais afundo sobre o gerador de indução diretamente acoplado a rede.
Tem algum gerador síncrono ligado a um conversor e o conversor na rede? Poderia me explicar com detalhes?
E o senhor teria alguns diagramas sobre os testes?