BM Comunicação

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um complexo projeto de saúde pública de atendimento universal e gratuito, colocado em prática em 1990, seguindo determinação da Constituição Federal de 1988. Se por um lado o SUS produziu efeitos positivos na assistência à população, também recebe duras críticas sobre seu funcionamento. As denúncias vão desde serviços precários até o número de profissionais e equipamentos públicos insuficientes para o atendimento da população do país.

Segundo pesquisa realizada pelo Ibope, em 2016, 61% dos brasileiros consideram a saúde como a área mais problemática do Brasil, o que coloca em xeque, para alguns setores da sociedade, a necessidade da existência do SUS. Porém a professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Marilia Cristina Louvison aponta que “com as desigualdades que temos, imaginar que a saúde é uma responsabilidade individual é uma irresponsabilidade”.

Na entrevista, Louvison faz uma análise das conquistas e desafios do SUS, realizando um panorama da saúde pública no Brasil. “Saúde é um direito de todos, não é consumo”, acredita.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Breaking promove inclusão de jovens da periferia por meio do esporte

Conheça os impactos do reconhecimento facial

Quais os desafios da velhice LGBTQIAPN+ no Brasil?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.