BM Comunicação

Conscientizar sobre o descarte correto de óleo de cozinha e oferecer uma opção sustentável para sua destinação, diminuindo o impacto causado por esse resíduo no meio ambiente. Esse é o objetivo do Programa Óleo Vivo, criado pelo coletivo Dedo Verde, que atua no desenvolvimento de iniciativas voltadas para a sustentabilidade.

Criado pelos empreendedores sociais Renato Rocha de Lima e Leandro dos Santos Souza em 2012, o programa realiza a coleta de óleo usado na região de M’Boi Mirim, na zona sul da cidade de São Paulo (SP).

“A gente começou a fazer pesquisas e identificamos no óleo um potencial gerador de renda, além de tentar reduzir a questão da poluição das águas na região”, afirma Souza. A partir desse diagnóstico surgiu a ideia de oferecer o serviço de coleta para a população.

O recolhimento é feito porta a porta ou por meio de doações na própria sede da iniciativa. Durante a ação nas ruas, além da coleta do óleo, os integrantes do coletivo distribuem panfletos e conversam com a população sobre o descarte adequado. O óleo doado é transformado em sabão e sabonetes, que são comercializados na loja que a organização mantém no bairro. A renda das vendas é utilizada para a manutenção do programa e para a remuneração dos integrantes do Dedo Verde.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Talvez Você Também Goste

Breaking promove inclusão de jovens da periferia por meio do esporte

Conheça os impactos do reconhecimento facial

Quais os desafios da velhice LGBTQIAPN+ no Brasil?

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.