Em Paraisópolis, na cidade de São Paulo (SP), um grupo de jovens moradores da comunidade decidiu unir forças para mudar a realidade em que vivem por meio da arte e da cultura. Assim nasceu o projeto “Click na Favela”, que visa inspirar e capacitar jovens periféricos na arte da fotografia e, ao mesmo tempo, ampliar suas possibilidades de futuro.
Segundo os idealizadores, a iniciativa tem transformado vidas ao criar novas oportunidades profissionais e estimular a produção de imagens positivas sobre a realidade do lugar, muitas vezes estigmatizada pela mídia convencional.
“Eu achei a fotografia uma forma de poder transformar minha vida, contar minha visão de mundo e mostrar outro lado que as pessoas não estavam acostumadas a ver do lado de fora”, explica o fotógrafo e fundador do projeto, Daniel Eduardo. E os resultados são visíveis: muitos jovens já foram impactados pela iniciativa, mudando sua perspectiva de vida e ampliando os horizontes.
No vídeo, o Instituto Claro acompanhou a inauguração de uma exposição coletiva realizada com as fotografias dos alunos do “Click na Favela” para entender sua abordagem de ensino e divulgar o trabalho do grupo, que também está presente nas redes sociais da iniciativa.