Ações de capacitação e geração de renda para mulheres cis e trans em situação de vulnerabilidade na Cracolândia, no centro de São Paulo (SP), têm contribuído para a recuperação de pessoas com dependência química.
O coletivo Tem Sentimento oferece, desde 2016, capacitação em corte e costura e promove assistência para mulheres a partir dos 18 anos que fazem uso de drogas ou convivem com pessoas nessa situação.
O projeto teve início quando Carmen Lopes, hoje coordenadora do coletivo, passou a atuar na Cracolândia com o objetivo de promover o autocuidado das mulheres. Aos poucos elas criaram vínculo, e a iniciativa foi ganhando corpo.
No vídeo, Carmen e as mulheres do Tem Sentimento contam a história do coletivo e seu impacto na vida das participantes. “Aqui não me dá vontade de usar a droga, porque aqui eu tenho trabalho, eu tenho uma responsabilidade”, conta Edna Muniz.