Marcelo Abud
Já imaginou um lugar em que 90% das pessoas utilizam a bicicleta para se locomover? Assim é Afuá, o único município do país em que automóveis e motos são proibidos por lei. A cidade é erguida sobre palafitas, que evitam que haja inundação pelos rios que a cercam. “Os benefícios de não haver carro são muitos. Além de não poluir o meio ambiente, isso é bom para a saúde das pessoas, porque mesmo sem perceber estão praticando um exercício físico”, afirma o fotógrafo e morador local Jota Barbosa, um dos entrevistados no podcast.
“Andar de bicicleta previne doenças cardiovasculares, auxilia na recuperação de lesões ósseas e artrite. A gente tem uma mente saudável junto com um corpo saudável”, defende o professor Elton Pinheiro Jardim, também ouvido pelo Instituto Claro.
Já o geólogo e fotógrafo Manoel Raimundo Fonseca ressalta que há outros fatores que garantem a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. No áudio, ele destaca um processo que transforma lixo em energia, a alimentação à base de camarão e açaí e o papel da educação na valorização de uma consciência ecológica.
Com cerca de 40 mil habitantes e localizada a 254km de Belém, Afuá ainda se sobressai pela criatividade de seu povo, que inventa alternativas para as mais diferentes necessidades, como o bicitáxi e a bicilância, “ocupada com maca, oxigênio e um atendimento é muito bom”, ressalta Barbosa.
Créditos:
As músicas utilizadas no podcast, por ordem de entrada, são: “Saúde” (Rita Lee e Roberto de Carvalho) e “Planeta Sonho” (14 Bis).