Ouça também em: Ouvir no Claro Música Ouvir no Spotify Ouvir no Google Podcasts Assina RSS de Podcasts

Faça o download do podcast

Marcelo Abud

Já imaginou um lugar em que 90% das pessoas utilizam a bicicleta para se locomover? Assim é Afuá, o único município do país em que automóveis e motos são proibidos por lei. A cidade é erguida sobre palafitas, que evitam que haja inundação pelos rios que a cercam. “Os benefícios de não haver carro são muitos. Além de não poluir o meio ambiente, isso é bom para a saúde das pessoas, porque mesmo sem perceber estão praticando um exercício físico”, afirma o fotógrafo e morador local Jota Barbosa, um dos entrevistados no podcast.

Em Afuá, carros e motos são proibidos por colocarem em risco as estruturas das ruas (crédito: Jota Barbosa)

 

“Andar de bicicleta previne doenças cardiovasculares, auxilia na recuperação de lesões ósseas e artrite. A gente tem uma mente saudável junto com um corpo saudável”, defende o professor Elton Pinheiro Jardim, também ouvido pelo Instituto Claro.

Já o geólogo e fotógrafo Manoel Raimundo Fonseca ressalta que há outros fatores que garantem a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas. No áudio, ele destaca um processo que transforma lixo em energia, a alimentação à base de camarão e açaí e o papel da educação na valorização de uma consciência ecológica.

Com cerca de 40 mil habitantes e localizada a 254km de Belém, Afuá ainda se sobressai pela criatividade de seu povo, que inventa alternativas para as mais diferentes necessidades, como o bicitáxi e a bicilância, “ocupada com maca, oxigênio e um atendimento é muito bom”, ressalta Barbosa.

Autorretrato de Manoel Raimundo Fonseca, fotógrafo e geólogo que tem um ponto de vista bastante positivo sobre Afuá (crédito: arquivo pessoal)

 

Créditos:
As músicas utilizadas no podcast, por ordem de entrada, são: “Saúde” (Rita Lee e Roberto de Carvalho) e “Planeta Sonho” (14 Bis).

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.