Marcelo Abud
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi considerado uma das maiores conquistas da sociedade brasileira, pelos debatedores do tema saúde e direitos trabalhistas. A avaliação teve como base a integralidade, a universalidade e a equidade, previstos no sistema e na Constituição de 88.
O coordenador do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e professor Christian Dunker ressaltou também como uma importante mudança o atendimento mais humano na área da saúde mental pelos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Já o doutor em ciência econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), Marcio Pochmann, apontou as ameaças que as garantias dos trabalhadores têm sofrido com medidas recentes, como a aprovação da Emenda Constitucional 95, que instituiu um teto de gastos públicos, que prevê o teto dos gastos públicos, e trata ainda dos aspectos que envolvem a atual reforma trabalhista.
O debate nesse áudio compõe o capítulo 4 da série de podcasts “30 anos da Constituição Cidadã e os dias de hoje”. Acesse os outros episódios:
1. Um resgaste histórico
2. Meio ambiente e indígenas
3. Educação
5. Crianças, mulheres e direitos humanos
6. Ciência e comunicação
Ficha técnica
Apresentação: Marcelo Abud e Letícia Couto
Produção: Marcelo Abud e Daniel Grecco
Locução: Daniel Grecco
Trabalhos técnicos: Rodrigo de Vasconcelos
Editora de conteúdo: Desirèe Luíse
Realização: Instituto Claro
Apoio: Instituto de Psicologia da USP