Com o intuito de tornar as aulas de Física mais dinâmica e atrativas, a pedagoga da escola onde trabalho o turno da noite conversou comigo a respeito do NAAH/S (Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Super dotação) e perguntou se eu conhecia o trabalho de Robótica. Eu disse que não conhecia mas gostaria muito de conhecer. Logo após esta nossa conversa, marcamos uma reunião no meu horário de planejamento com o professor responsável pelas aulas de Robótica, para me mostrar o funcionamento a priori da Robótica e suas atuações nos conteúdos de Física. Imediatamente, quando vi as aplicações no ensino de Física fiquei muito surpreso ao saber que existe uma ferramente tão interessante na escola e eu não sabia. Sentamos novamente para conversar e planejar como seriam essas aulas.

O professor só poderia estar na escola a noite dia de quarta-feira, na primeira e segunda aula. Então, decidimos iniciar esse trabalho com as turmas que eu teria na primeira e na segunda aula, são elas: na primeira aula seria a turma C2 da terceira etapa da EJA (Educação de Jovens e Adultos) e a segunda aula seria na turma do 2ºN1 do ensino médio regular. Nós, eu e os alunos, tivemos uma palestra sobre o funcionamento da robótica e vimos alguns exemplos que poderíamos fazer nesse espaço de tempo. O alunos ficaram bastante entusiasmados com o que viram. Com os alunos da turma do C2, começamos a trabalhar os conteúdos de revisão para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, onde pudemos destacar conteúdos tais como velocidade escalar média, distâncias, medidas de temperatura, etc. Para os alunos do 2ºN1 trabalhamos os mesmos conteúdos citados anteriormente na turma do C2.

Minhas aulas nessas turmas são duas por semana. Nós fazemos uma aula na sala de robótica acompanhados pelo professor responsável e a outra aula é feita na sala da turma. Os conteúdos propostos no currículo são vistos na sala de aula como teoria e alguns desses conteúdos nós vemos na prática quando vamos a sala de robótica. Acredito que esse novo método de ensino está dando muito certo, os alunos interagem em grupos e é notável a participação deles na aula prática. Um aluno até me agradeceu por dar essa oportunidade a eles. Essa experiência tem me motivado a propor essa atividade em outras unidades de ensino que tenham uma sala de robótica.

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