Desenvolvido com 156 alunos da 1ª série do Ensino Médio do C.E. José Leite Lopes, parceiro no Núcleo Avançado em Educação (NAVE), no Rio de Janeiro, o projeto ocorreu no 1º bimestre de 2012, integrando as disciplinas Artes Visuais, Mídias Digitais e Informática. Exploramos conceitos de identidade e comunicação visual, através da técnica Pixel Art, visando contribuir para o desenvolvimento do pensamento simbólico, espírito colaborativo e construir hábitos de concentração ao trabalhar com um elemento familiar a essa geração – o pixel. As relações entre a influência de outras culturas na sociedade contemporânea visou sensibilizar o olhar para as formas de representação uma ideia e valorização da pluralidade cultural.
Linguagem visual; Figurativo/abstrato; Arte Bizantina; Impressionismo; Fotografia foram temas abordados, explorando leitura e estilização de imagens, através dessa técnica digital de construção da imagem pixel a pixel, e atendendo às exigências do Currículo Mínimo para a série. Cada aluno buscou um objeto ou animal que o representasse e o desenhou em uma só linha sobre papel, inspirando-se na obra de Picasso. As etapas seguintes decorreram da adaptação desse desenho para versões digitais, associado a um conceito; criação de composições e adesivos. Nas composições os alunos, em duplas, uniram suas formas formando outro contexto. Os adesivos com as imagens tornaram-se ímãs.
Como culminância, os alunos fizeram montagens de painéis em Post-it pelos corredores da escola. A motivação estava na ação inusitada de se apropriar das paredes brancas com propostas artísticas. O prédio não dispõe de murais para exposição de trabalhos. A proposta viabilizou o desejo de ocupar as paredes com produções discentes. Nesta etapa, foram orientados sobre conceitos da fotografia para registrarem o making of da produção. O trabalho aconteceu em sala de aula, laboratório de informática e corredores. A comunicação entre os professores se fez de forma constante via web. Com a popularidade das redes sociais entre os jovens, criamos um grupo no Facebook que estreitou a comunicação e nos permitiu observar a influência do projeto no cotidiano dos alunos, que publicaram em seus perfis pessoais, levando o projeto para a vida. Argumentos conceituais foram apresentados como relatório, descrevendo a produção e dando significado ao fazer artístico, contribuindo para a organização do pensamento e poder de síntese na forma escrita. Conheça mais: http://youtu.be/rOHldzOb9KQ