Na Escola Municipal num Povoado da Cidade de Maruim, localizado a 29 km de Aracaju, foi realizado em 2013 o Projeto "Literatura de Cordel em Sala de Aula" com cerca de 200 estudantes desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental. A atividade objetivou contribuir no processo de alfabetização e desenvolvimento da leitura sem perder de vista a importância do fortalecimento da identidade Cultural a partir da modalidade literária que mais identifica o povo nordestino que é a Literatura de Cordel. O Projeto dividiu-se nas etapas: Brincar, Conhecer, Rimar e Divulgar, alternando atividades por turma e "Encontros Coletivos". Na primeira etapa da atividade, estudantes puderam participar de atividades lúdicas previamente elaboradas que proporcionaram conhecimento sobre as principais técnicas do Cordel, com a rima, por exemplo. Na segunda, foi possível conhecer a História do Cordel a partir do relato dos próprios "Cordelistas". Durante a terceira fase, estudantes e professores/as produziram versos com os mais diversos temas. A derradeira etapa consistiu em visitar, na capital sergipana, locais onde são expostos os folhetos, onde os poetas se reúnem. Esta fase denominou-se "Divulgar" pelo fato de que a partir de tudo o que foi vivenciado durante o ano letivo, os/as estudantes e professores serão de fato, os divulgadores do que é a Literatura de Cordel Brasileira. É importante ressaltar que a prática pedagógica não consistiu exclusivamente na formação de poetas, algo que evidentemente não seria anulado. O Projeto Literatura de Cordel em Sala de Aula focou, além do que foi mencionado, na possibilidade de despertar o prazer pela leitura em meio a atividades culturais que historicamente acompanharam a literatura de herança Europeia. Cumpre relatar ainda, que o Projeto Literatura de Cordel em sala de aula proporcionou formação continuada aos/às profissionais do magistério sobre formas de trabalhar com o Cordel em sala de aula. Conhecida como a "Cartilha" do povo nordestino, o Cordel historicamente chegou onde não havia professor ou escola. Ocupou os espaços da leitura e da oralidade. Levou à tona, diversos debates, narrou o sertão nordestino e envolveu em seu universo mágico todos os que aprenderam a amar a literatura. Levar esta modalidade literária às salas de aula é também participação para minimizar indicies de distorção idade-série de estudantes; estimular a criatividade e perpetuar a tradição cultural. Izabel Cristina Santana do Nascimento.
Projeto Literatura de Cordel em Sala de Aula
Cordel em Sala de Aula.
Autor
Izabel Cristina Santana do Nascimento
Sergipana, filha de poetas, cordelista desde os 07 anos de idade. Pedagoga cursando Comunicação Educacional. 34 anos, 15 de magistério, 13 da rede pública.