Este projeto foi desenvolvido considerando um público alvo do 1º ao 3º ano, do Ensino Fundamental, faixa etária de 6 a 8 anos, como reforço pedagógico no processo ensino/aprendizagem, para auxílio da alfabetização e letramento das crianças. Os professores (da classe) detectam os alunos que apresentam baixo rendimento escolar e/ou maiores dificuldades de aprendizagem e me encaminha; Baseados nestas informações desenvolvo um trabalho de intermediador/facilitador, para que, aproveitando os conhecimentos já adquiridos, possamos realizar práticas e atividades educativas diferenciadas, com acompanhamento individualizado, com objetividade, qualidade, coerência, usando os recursos necessários.
Procedimentos Metodológicos: a) Dividido os alunos em pequenos grupos, podendo ser por ano/classe ou níveis de dificuldades; b) Desenvolvo atividades de diagnósticos, comparando com os desenvolvidos em sala de aula; c) Desenvolvo o "Método Fonovisuoarticulatório", carinhosamente apelidado de Método das Boquinhas, focando a aquisição da leitura e escrita; d) Uso situações reais (concretas) para que o aluno possa se familiarizar no ambiente e entender o conceito (teoria) da matéria; e) Pratico atividades lúdicas para despertar o interesse da criança; f) Trabalho a autoestima da criança; g) Aproveito as habilidades e competências adquiridas de cada aluno; h) Utilizo a tecnologia como ferramenta no processo de alfabetização e letramento (música, vídeo, imagens, jogos educativos, …) Avaliação: A avaliação deve ser contínua, tendo momentos de avaliação global e individual, ou seja, em todos os momentos do projeto, podendo levar a mudança de direções, reformulações de estratégias, levando em consideração as diferenças e individualidades dos alunos. Tanto o professor como o aluno tem que ter o censo crítico da auto-avaliação. Este tipo de avaliação gera a oportunidade do aluno conhecer seus avanços, suas dificuldades, considerando seus erros como momento de aprendizagem, não de fracasso.
Considerações Finais: Já desenvolvo atividades semelhantes ao do projeto, visualizando resultados satisfatórios. A aluna Veronica que esta na foto é exemplo do trabalho, não reconhecia letras apenas copiava, hoje lê, escreve uma vitória. O projeto tem dado muitos resultados satisfatório que a TV local filmou para a sociedade se inteirar (http://www.youtube.com/watch?v=7c4ixkNAVzU) Profª. Karina Tatiani Jianoto – escola: CEM Maria Martins e Lourenço (veja facebook cadastrado)