Tudo começou na minha 3ª série, no ano de 1999. Minha professora fez um projeto comigo, chamado “Aluno Destaque”, no qual ela premiava alunos com brindes pelo bom desempenho. Nas sextas-feiras eu sempre levava uma leitura para ler para meus pais. Hoje, 14 anos já se passaram, e ainda me lembro dos conceitos a serem avaliados: Ótimo, bom, regular ou fraco. Em Fevereiro de 2012, colei grau em Letras, e em 1º de Março assumi vaga no Concurso como Professora Efetiva de Língua Inglesa, aos 22 anos de idade. Me deparei com uma realidade que jamais imaginei que existisse ainda em pleno século 21: Crianças que passam fome, com famílias desestruturadas, incluindo pais presos ou catadores de material reciclável.
Percebi alunos desmotivados com os estudos e sem perspectivas de futuro. Então, decidi encontrar uma forma de reverter este quadro e motivá-los a se superarem e serem cada dia melhores! Resolvi resgatar o projeto de minha ex-professora e e adaptar o projeto nos formatos de “Aluno Nota 10” e “Aluno Destaque”. Vi uma grande necessidade de incentivar e motivar meus alunos a se dedicarem aos estudos. Já que, infelizmente, algumas famílias não fornecem o suporte e a estrutura necessários para elas. O projeto é uma forma de os próprios alunos incentivarem uns aos outros, e perceberem que eles são os maiores responsáveis pelo sucesso ou fracasso nos estudos. O objetivo do projeto seria atingido em longo prazo. Durante todo o ano letivo, os alunos estavam sendo avaliados no processo, tanto no quesito aprendizagem quanto nos hábitos e atitudes em sala.
Valores como responsabilidade, solidariedade, respeito e comprometimento com os estudos e aprendizagem de Língua Inglesa, foram levados em consideração. O aluno deveria ser destaque em diversos aspectos: outras disciplinas, tratar bem colegas, professores, funcionários, e não ser destaque apenas nas aulas de inglês. Os alunos disseram que aprenderam valores em minhas aulas. Isso é o mais importante! Sabemos que têm conhecimentos que acabam sendo esquecidos com o passar dos anos, mas valores e mudanças de hábitos e atitudes permanecem para o resto da vida. Alguns alunos do 8º ano me disseram que aprenderam a ter mais paciência, a trabalhar em equipe, etc. Outra, do 3º ano, disse que os pais comprariam um quadro para colocar o Certificado de “Aluno Destaque”. Dentre os prêmios estavam os Certificados, brinquedos, imãs de geladeira com os dizeres “Aqui mora um estudante brilhante”.