Objetivos Específicos: Apropriar-se de uma postura leitora, através da prática diária de “Leitura Deleite” Ler a Obra de Arte e produzir a releitura de uma obra específica. Desenvolver os processos alfabetizatórios a partir de Literatura Infantil e de divulgação científica. Delinear a função social do letramento linguístico.

Relatos: Considerando o início da utilização do caderno, como meio de registro diário, procuramos explorar de maneira lúdica as músicas: “O Caderno” de Toquinho e Chico Buarque e “Linhas e Letrinhas” do grupo Palavra Cantada. No LIE (Laboratório de Informática Educativa), assistimos os desenhos animados chamados: “De Onde Vem?- o papel e o livro” produzido pela TV PinGuim. Na revista de divulgação científica “Ciência Hoje para Crianças”, ano 20/176- pag. 2-6, o texto: “A História do Caderno” foi abordado como forma de conhecimento geral e curiosamente fazendo um link com a música já trabalhada em aula. Sejam bem vindos a conhecer as produções dos segundos anos das turmas de 2013 disponíveis no blog: http://2anosalgado.blogspot.com.br

Na aula do dia 17 de junho, através da postagem no blog os alunos conheceram como podemos abordar a inclusão pelas Artes Plásticas, desenvolvida pela APBP (Associação de Pintores com a Boca e Pés). Com as obras realizamos a montagem de quebra-cabeças, desenvolvidas pelas professoras a partir de imagens de pinturas retiradas do site: http://www.apbp.com.br/. Pensando na releitura do conjunto da obra propomos aos alunos uma produção plástica vivenciando a experiência de não usar as mãos. Estas obras farão parte da exposição da I Feira Municipal de Iniciação Científica e Tecnológica de Novo Hamburgo, promovida pela Secretaria de Educação.

Buscando a integralidade do grupo as obras serão apresentadas no formato “Concha de Retalhos”. Experienciando as limitações do corpo através de uma atividade física propondo-se que os alunos realizem uma caminhada na qual devem guiar o colega que estará com um óculos, que terá um pequeno orifício, dificultando assim a visão, por sua vez o aluno que conduz a caminhada terá uma contenção nos tornozelos para dificultar a caminhada. Proporcionando assim a experiência de empatia ao se colocar em uma situação de inclusão. Como culminância do projeto os alunos foram desafiados a realizar uma produção textual coletiva do gênero Carta de Relato, a fim de enviar a APBP contando as atividades que foram desenvolvidas. Aline dos Santos Faleiro EMEF. Senador Salgado Filho.

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.