Estávamos tão acostumados com ocorrências diárias, como guerra de comida, brigas, discussões e lixo no chão, que todo esse comportamento inadequado parecia ser algo impossível de combater e assim passamos a conviver com essa problemática. Eram minutos exaustivos para os inspetores, e para a direção da escola sempre se encaminhavam os alunos que se excediam.Visando melhorar essa problemática tive a ideia de montar o projeto: “MUDANÇA DE HÁBITO”.Alunos foram selecionados para investigar na escola “ a sujeira “ deixada pelos demais alunos. Eles participaram dos recreios de todos os anos de escolaridade registrando através de fotos as “irregularidades” cometidas pelas crianças como: jogar lixo no chão, desperdício de comida, e dos conflitos entre as crianças.As informações coletadas foram entregues para a professora de educação digital a fim de ser produzido slides que fizeram parte da aula, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância dos cuidados com o meio em que vivemos.
Esse material enfatizava a limpeza da escola, coleta seletiva, reciclagem e redução do lixo. O “agente mirim” selecionado recebeu um colete de identificação e uma prancheta contendo: 1 ficha com a lista de alunos do seu ano de escolaridade,1 caneta.Os agentes ficaram responsáveis por “multar” os alunos no caso de:Jogar lixo no chão;Desperdiçar comida;Fazer guerra de comida;Brigas entre alunos. Cada multa era registrada no cartão amarelo, ao completar quatro cartões amarelos virá uma multa no cartão vermelho.Quando o aluno recebe o “cartão vermelho”, ele perde o direito de ser agente mirim por uma semana.Ao final de cada mês as folhas de anotações são recolhidas, e através delas é feito um gráfico na lousa digital com os alunos. Através do gráfico é possível fazer as comparações entre os grupos e incentivar que no mês seguinte haja menos problemas com determinada turma.O ano de escolaridade que possui menos infrações no mês recebe um incentivo: cinema na escola com pipoca. Essa turma é então homenageada e elogiada, perante toda a escola. É claro que mudança de hábito não ocorre da noite noite para o dia, mas vemos claramente que algo mudou positivamente no intervalo em nossa escola. Outro ponto importante é que o projeto é acessível a todos os alunos da Unidade,uma vez que não exige pré-requisitos para que um aluno seja o “agente mirim”. E essa possibilidade motivou muito os alunos, pois eles se sentiram responsáveis pelo comportamento do grupo.