Há quatro anos leciono Língua Portuguesa apenas para os 8ºs e 9ºs anos do E.F. e a minha maior preocupação é como encantar esse aluno, como fazê-lo desejar aprender, gostar de ler e produzir textos. Um desafio diário, principalmente o 9º ano que passa pelo processo de transição para o Ensino Médio e começa a ser apresentado para os grandes clássicos brasileiros. Começo o 2º trimestre trabalhando com obras de Machado. Para mim, os textos machadianos são um luxo, para um aluno de 14 anos, os textos são um lixo. Não poderia ser diferente, só gostamos de ler o que compreendemos e nos identificamos, só amamos quem admiramos. Sendo assim, comecei a pensar que meus alunos só dariam uma chance para Machado se primeiro eles o admirassem como pessoa. Dessa forma, elaborei um comando em que descrevo a infância difícil de Machado e falo aos meus alunos que criem um desfecho para a história, sem que eles saibam que se trata do autor. Foi maravilhoso. Cada história, a maioria trágica, o menino, na maioria delas, acabava sozinho, viciado e morto.

Depois de deixá-los falar bastante, digo à turma que aquela situação que eu descrevi era real e que o menino realmente existiu em uma época em que a teoria do Determinismo atinge seu auge, então, eu explico sobre a teoria e a visão de mundo do século XIX. Quando os alunos estão curiosos para saber quem é o menino e já fizeram as suposições mais absurdas, eu exibo uma biografia de Machado em desenho animado, muitos ficam admirados com a história de superação desse homem. Todos os anos, eu trabalho oito textos machadianos e ensino o gênero texto teatral, depois de analisadas, as obras são sorteadas entre oito grupos que têm como desafio adaptá-las para o teatro, os meninos produzem os roteiros, depois as peças são montadas e encenadas em um espetáculo chamado “Machado em quatro atos”.

Por compreenderem o tema de cada obra as adaptações ficam fantásticas, tornam-se atuais e dinâmicas. Todos os anos, eu mudo os textos e é uma experiência nova para mim, aprendo muito também, porque para cada texto, eu tenho que planejar uma estratégia de motivação nova para que o aluno compre a ideia de se envolver com o texto, para que ele se sinta desafiado a desvendá-lo. É maravilhoso ver o amadurecimento deles, lógico que alguns mais e outros menos, no entanto, o que me fascina é que todos encontram um achado em Machado. Patrícia Peres Ferreira Nicolini CENTRO EDUCACIONAL SÃO CAMILO ES Cachoeiro de Itapemirim – ES

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.