Em 2012, numa turma do 3º ano dos anos iniciais, aconteceu uma experiência na minha vida profissional que me fez repensar o ensino da matemática para os pequenos, numa parceria da professora pedagoga com o professor graduado em matemática. A proposta inicial foi uma pesquisa sobre a fruta preferida da turma. Com a escolha da melancia, desenhamos um projeto de trabalho, objetivando ampliar os conhecimentos matemáticos, matematizando a fruta de preferência da turma. No decorrer das aulas, os trabalhos tomaram novos rumos. O contato direto dos alunos com a melancia na sala de aula, provocou a turma com questionamentos, como: É a fruta mais pesada? Tem melancia quadrada? Tem Mousse de melancia? Tem melancia que não tem semente? Quem já comeu uma melancia inteira?

Desta forma, a investigação extrapolou para todas as disciplinas. Na matemática, os alunos vivenciaram a estimativa, que para alguns alunos é o mesmo que chutar, e um aluno respondeu “é tentar adivinhar”. Diante dos conhecimentos prévios sobre o que é estimativa, foram explorados novos conceitos matemáticos, como: circunferência, círculo, raio, diâmetro, medidas de capacidade na preparação do suco, a tabuada dos copinhos de mousse, porcentagem de água na fruta, sistema monetário, e outros temas integrados com outras disciplinas. No momento de cortar a melancia, os alunos vivenciaram frações e o conceito de frações equivalentes. Após a degustação, era conferida na balança a sobra das cascas e o que fazer com elas. Esta experiência impactou os meus 22 anos de profissão, ao presenciar crianças pequenas fazendo matemática por meio da experimentação e investigação. O trabalho extrapolou os muros da escola, pois os pais perceberam em seus filhos aprendizagem significativa com a matemática.

Conclui-se que a parceria da pedagoga com o professor de matemática nos anos iniciais, possibilitou a representação e produção de novos conhecimentos matemáticos de forma desafiadora e significativa, que resultou no título Melancimática: a união da melancia com a matemática, que foi disponibilizado no webfólio Melancimática no endereço: anitamatem.blogspot.com/ A repercussão da Melancimática recebeu destaque nas Feiras: Regional e Catarinense de Matemática em 2012. Em 2013 recebeu destaque na II Feira Nacional de Matemática e foi selecionado pela TV Escola que representará o Estado de Santa Catarina, no episódio que será lançado em abril de 2014.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.