Partindo dos desafios que os estudantes do ensino técnico integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha Câmpus Santo Augusto, Rio Grande do Sul, vivenciam durante sua trajetória enquanto adolescentes – jovens em formação, no processo de construção da identidade e da sua constituição como sujeito, sentiu se a necessidade em desenvolver um projeto sendo intitulado Projeto de Vida: Sujeito e Experiências, tendo como público alvo, estudantes ingressantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, propondo a construção de um memorial, apontando possibilidades para seu projeto de vida. A metodologia de trabalho utilizada foi de sensibilização para participação no projeto que teve adesão das quatro turmas, totalizando cento e vinte estudantes.
Foram realizados diversos encontros semanais, com muito diálogo, alguns momentos coletivos, outros individuais, dentre as atividades desenvolvidas a grande maioria voltada para pesquisa junto aos pais de fatos marcantes na vida, coleta de imagens, objetos marcantes, e reflexão sobre os fatos. Diversos estudantes não sabiam o porquê do seu nome, não lembravam fatos do primeiro dia de aula, e assim por diante. Além disso, surgiram situações em que as reflexões levavam estudantes a chorar, pois voltar-se para sua própria história era triste e haviam situações em que ainda não estavam bem resolvidas, mas o melhor de tudo é que estes casos em que haviam questões pendentes os estudantes conseguiram se abrir, falar, sentindo-se aliviados por terem tido a oportunidade de falar, em muitos casos relatar situações que antes nunca haviam relatado a ninguém. A grande maioria construiu seu memorial utilizando algum recurso de tecnológico, surgiram vídeos, histórias em quadrinho, slides, trabalhos realizados manualmente. Alguns relataram aos colegas um pouco de sua história de vida, chegando a emocionar colegas e a mim também.
Quanto ao projeto de vida que é continuidade do memorial, é visível que nossos adolescentes são intensos, tem desejos de mudança, são cheios de sonhos, de desejos e que possuem uma força interior muito grande para atingir o que sonham, alguns sonham, mas não tem metas, mas penso que cabe a nós profissionais da educação direciona-los e alimentar estes sonhos, para que não se percam pelo caminho e nossos adolescentes percam o rumo de suas vidas. Beatris Gattermann