O Júri Simulado é uma proposta que tem o objetivo de fomentar o protagonismo juvenil por meio da discussão de temas pertinentes à sociedade, desenvolvendo o senso crítico dos alunos, ampliando suas competências e habilidades no âmbito da argumentação, oralidade, persuasão, organização de ideias e respeito à opinião do outro, por meio de discussão de temas como: aborto, maioridade penal, pena de morte, JK: Herói ou vilão, socialismo ou capitalismo, inclusão ou meritocracia, Lei de Cotas, royalties do Pré-sal, festas open bar, dentre outras temáticas. A atividade desenvolvida há 12 anos conta com juiz, jurados, testemunhas, advogados, promotores, debates, convidados e ao final a esperada sentença. Já realizamos 14 júris na escola e todos com resultados satisfatórios, verificando significativa evolução das atividades nos últimos anos devido ao envolvimento do corpo docente e discente, inclusive dos alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), trabalhando alguns conhecimentos abstratos e tornando-os concretos na vivência dos educandos, buscando a construção de um saber permanente.

Os alunos se apoiam em várias tecnologias, pesquisas, vídeos, teses, entrevistas, ensaios, discussões, até mesmo “espionagem” do grupo “adversário”. A escola vivencia debates de alto nível, um “show” de domínio, harmonia e dedicação. Neste ano realizamos um Júri com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental com o tema “Festas Open Bar”, abordando o consumo, a violência, os acidentes de trânsito, a dependência, os direitos de liberdade, o artigo 5º da Constituição e o livre arbítrio. A participação era exclusiva dos alunos concluintes do Ensino Médio até que um convite da 2ª série, em 2011, para realizarmos um Júri com base no livro de Machado de Assis, mudou o rumo da história da atividade na escola. O trabalho foi embasado na obra Dom Casmurro, evento intitulado “O julgamento de Capitu”, discutindo se ela traiu Bentinho ou não. A partir de então, outras séries/anos também demonstraram interesse pela proposta, inclusive alunos do Ensino Fundamental. O desenvolvimento da atividade de Júri Simulado é satisfatório, pois, além de ampliar os conhecimentos dos educandos envolvidos de forma direta e indireta, possibilita dotá-los de informações úteis na construção do saber, sensibilizando-os para o exercício da cidadania, bem como ampliação de sua percepção de mundo. Everaldo José Pereira ministra aulas de Geografia há 12 anos no Colégio Fundação Bradesco em Aparecida de Goiânia – GO.

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