Iniciar um projeto didático é sempre uma árdua missão, pois nem sempre chegamos aos resultados esperados. Estimular alunos de 8ª série (atual 9º no) a participar, é ainda mais difícil. Mesmo assim arrisquei, pois sou otimista por natureza. Lecionar inglês na escola pública sempre foi sinônimo de aprender o verbo to be. Os alunos sempre me diziam, “Professora eu não gosto de inglês; a única coisa que aprendi é o tal do verbo to be. Resolvi, então, mudar de abordagem radicalmente. Comecei a trabalhar com a leitura de textos pequenos, ressaltando a importância do tema escolhido bem como dos itens gramaticais existentes.No período de 2010 a 2012 fiz uma formação pela Prefeitura Municipal de São Paulo, ministrada pela Profª Drª Walkyria Monte Morr, livre docente da Universidade de São Paulo que contribuiu muito para o melhor desenvolvimento das minhas atividades.

Utilizei também os cadernos da PMSP de língua estrangeira do ensino fundamental e da EJA. Comecei a desenvolver meu projeto pela leitura do resumo em inglês dos livros : O diário de Anne Frank e O menino de pijama listrado. Após esta etapa, passei os filmes dos respectivos livros para os alunos e acrescentei Os Escritores da Liberdade. Depois nos reunimos e fizemos as comparações pertinentes aos filmes e aos resumos dos livros. Nesta fase, já comecei a registrar o interesse dos alunos pela leitura das obras na integra. Comprei até 03 volumes de cada livro para poder emprestar, já que na biblioteca da escola tinha um volume de cada obra. Sugeri, então, aos alunos que escrevessem uma página do Diário de Anne Frank, como se eles próprios fossem ela. Como os alunos ficaram impressionados com os últimos dias da família Frank no annex e com o envio posteriormente destes para o campo de concentração, decidimos que eles escreveriam a partir deste contexto.

Sabia que seria difícil escrever o texto todo em inglês, pois os alunos tinham bastante dificuldades e certamente utilizariam o “Google Translator” e sabe Deus o que iria aparecer. Pedi, então que escrevessem pelo menos o título em inglês. Para minha surpresa quase 50 alunos entregaram o trabalho e o resultado foi além do que eu esperava. Para coroar nosso trabalho, recebemos no dia10 de outubro um casal de sobreviventes do holocausto (Bem Abraham e Miriam Necryz). Os alunos ficaram maravilhados com o depoimento dos dois. Eu fiquei muito orgulhosa por fazer parte de tudo isso. Mandei as redações para a gráfica e o livro se encontra na biblioteca da escola.

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