Preparar jovens para atuar com as TICs e propor soluções inovadoras para a comunidade foram desafios do Campus Mobile, Programa criado pelo Instituto Claro em parceria com o LSI-TEC, da Universidade de São Paulo. A iniciativa selecionou 92 jovens interessados em desenvolver aplicativos para dispositivos móveis, ainda que não tivessem formação técnica na área de tecnologia. Este foi o caso de Iury Valls, um estudante de Administração de Porto Alegre que levou o primeiro lugar da competição com o aplicativo Offering, um identificador de ofertas por geolocalização.

Logo após a apresentação no primeiro encontro presencial do Campus Mobile, Valls percebeu que deveria encontrar alguém para cuidar da programação do aplicativo. “A coisa mais importante que aprendi no processo foi fazer os outros a se inspirarem com sua ideia, fazê-los acreditar nela”, conta. O estudante conseguiu um sócio dentro da própria universidade, Pietro Schaff, que passou a cuidar do desenvolvimento do aplicativo, enquanto ele tocava o plano de negócios.

“Quando voltei para Porto Alegre com o aval da banca, depois do primeiro encontro, contei minha ideia para um professor. Ele me colocou numa fria, e me fez apresentar o projeto para toda a faculdade. Mas foi assim que consegui o apoio de outros professores e do meu sócio”, lembra Iury.

Agora, os dois estão comemorando a vitória, mas também se apressam em lançar o aplicativo, especialmente depois da validação por parte de uma banca formada por representantes de importantes instituições do mercado de dispositivos móveis.

A professora Irene Ficheman, do LSI-TEC, aponta que os participantes conseguiram desenvolver bastante suas propostas ao longo dos seis meses de interação no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem – criado para permitir a interação entre os mobilianos e os quatro tutores. “Foi muito satisfatória a participação de todos, embora o ganhador tenha se destacado mais”, afirmou a professora. Pesou a favor de Iury, além da qualidade da ideia, a capacidade empreendedora do aluno de engajar outras pessoas no projeto, o que facilitou sua concretização.

Receba NossasNovidades

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Receba NossasNovidades

Assine gratuitamente a nossa newsletter e receba todas as novidades sobre os projetos e ações do Instituto Claro.